ConexãoIn

Comeu demais? Saiba como desinchar após festas de final de ano

Panetone, chocotone, peru, queijo, pães, frutas e todas aquelas comidas que preenchem a mesa nas festas de fim de ano. A gente sabe o quanto é difícil resistir a tudo isso e não tem nada de errado em se permitir a comer e beber o que tem vontade nesse momento. Mas, e depois? Quais estratégias devem ser adotadas para aliviar a sensação de inchaço no dia seguinte?

“A primeira coisa é beber muita água para limpar o organismo das toxinas. Outro aliado é o chá. Existem várias ervas que podem ser usadas como salsinha, cavalinha, dente de leão, carqueja e hibisco. Todas elas têm propriedades diuréticas”, explica a nutricionista e fisioterapeuta dermato funcional, Carolina Dias.

Para encontrar a quantidade ideal de água a ser ingerida você deve multiplicar 35 ml por kg de peso corporal. Por exemplo, 60 kg X 35 = 2100 ml ou 2 litros e 100 ml. Já os chás diuréticos podem ser preparados com 400 ml de água fervida e uma colher de sopa de cada erva. Deixe em infusão por 10 minutos, em seguida é só coar e tomar. 

Ainda de acordo com a nutricionista Carolina Dias, sócia da clínica que leva o seu nome, outra dica valiosa refere-se à diminuição do consumo de carboidratos: “Quando retornar aos hábitos saudáveis, principalmente nesse período pós-festas, tire do cardápio frituras, açúcares e bebidas alcoólicas. Pelo menos durante uma semana elimine todo e qualquer alimento industrializado, ultraprocessado e que contenha sódio na sua composição. Tente fazer uma alimentação mais limpa com frutas, verduras, proteínas e ovos”.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 03/01/2022