ConexãoIn

Com presença de Lula, Ministério das Comunicações inaugura Infovia 01, projeto que leva internet e inclusão para Região Amazônica

 

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Comunicações Juscelino Filho e o governador do Pará Helder Barbalho participaram na manhã, de 7 de agosto, em Santarém (PA), do evento inaugural da Infovia 01, parte do Programa Norte Conectado e com objetivo de expandir a conectividade digital e inclusão na região Norte do país.

A solenidade de inauguração é um marco para o projeto, que teve início em 2020. Os municípios beneficiados além de Manaus (AM) e Santarém (PA) são: Parintins (AM), Urucurituba (AM), Itacoatiara (AM), Autazes (AM), Curuá (PA), Óbidos (PA), Oriximiná (PA), Juruti (PA), Alenquer (PA) e Terra Santa (PA). As instalações permitirão que 176 pontos públicos de atendimento para a população, como escolas, hospitais, praças, unidades de saúde e de justiça possam receber acesso à internet de altíssima velocidade e qualidade.

A infraestrutura implementada pela EAD Seja Digital alia alta tecnologia e sustentabilidade. Ao todo, foram lançados cerca de 1.100 quilômetros de cabo de fibra óptica, com uma sofisticada técnica que apenas repousa o material no leito do rio. A extensão equivale a mais de 20% do Rio Amazonas em território nacional. O cabo é composto por 48 fios de fibra óptica, sendo que cada par é capaz de transmitir o equivalente a 200 mil vídeos de streaming de HD simultaneamente em altíssima qualidade. “As metas fixadas pelo GIRED, conselho de diretrizes do projeto e presidido pelo conselheiro da Anatel Moises Moreira, asseguraram que nenhuma árvore fosse derrubada e que os impactos socioambientais positivos fossem alcançados”, diz Antonio Martelletto, presidente da EAD Seja Digital.

O projeto se destaca também pelo cumprimento do cronograma estipulado — ainda que muitas etapas dependessem diretamente de fenômenos naturais, como volume de chuvas e nível dos rios — e, também, por respeitar rigorosamente o orçamento previsto para as realizações de todas as etapas do programa. A verba destinada é de R$ 165 milhões.

Sobre a EAD Seja Digital

A EAD Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, constituída por determinação da Anatel, pelas empresas de telecomunicações Algar, Claro, TIM e Vivo. A companhia foi criada em março de 2015 com a missão de acelerar a adoção do sinal digital de TV e expandir a banda larga móvel pelo Brasil. Entre 2015 e 2019 o projeto foi totalmente executado e garantiu que dois terços da população brasileira passassem a assistir TV pelo sinal digital e faixa dos 700MHz estivesse disponível para o 4G em todo o território nacional. Com a conclusão desta etapa, e ainda com recursos disponíveis para investir, a Seja Digital recebeu outras demandas, entre elas a construção da Infovia 01.

 

A EAD Seja Digital segue diretrizes estabelecidas pelo GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização, presidido por um Conselheiro da Anatel e com participação de representantes do Ministério das Comunicações, das empresas de telecomunicações e dos radiodifusores.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/08/2023