ConexãoIn


Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador ampliará ações de vigilância, assistência e capacitação no ambiente de trabalho

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) ampliará as ações de vigilância no ambiente de trabalho, capacitação de recursos humanos, bem como assistência e diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho. A unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) terá suas instalações ampliadas e modernizadas ao ser transferida do bairro do Canela para a região do Iguatemi, se unindo a outros três centros estaduais voltados à Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred), Diabetes e Endocrinologia (Cedeba) e à saúde do Idoso (Creasi).
 
A transferência, portanto, não criará descontinuidade no atendimento da população. Atualmente o Cesat divide a mesma estrutura com a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), que é uma unidade administrativa da Sesab, e com o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Este último foi convidado a integrar a nova estrutura na região do Iguatemi, o que possibilitará ampliar os serviços ao público, estando o diálogo em curso com o órgão federal. Ressaltamos que o terreno e as edificações na região do Canela serão leiloadas, tendo sido autorizado pelo poder legislativo.
 
Complexo de Saúde e Vigilância
 
O Centro de Atenção à Saúde Professor Dr. José Maria de Magalhães Netto, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães s/n, atualmente abriga três Centros de Referência, além da Escola de Saúde Pública da Bahia. Parte do Complexo de Saúde será requalificado a fim de instalar o novo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat).
 

Outra novidade é que as unidades administrativas da Vigilância Estadual estarão reunidas em um só local. O antigo imóvel da BR Distribuidora, localizado no bairro do Stiep, será reformado com o objetivo de acolher as diretorias de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), Epidemiológica (Divep), Trabalhador (Divast). Já o atendimento ao público seguirá o padrão SAC, assegurando excelência e celeridade às demandas da sociedade.

 
POR: Rita Moraes
Publicado em 15/07/2022