ConexãoIn

Carlinhos Brown celebra três anos como Embaixador Ibero-Amricano para a Cultura

Há exatos três anos, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, recebia, diretamente das mãos da Secretária-Geral Ibero-americana, Rebeca Grynspan, o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, consolidando-se como o primeiro músico brasileiro a receber a honraria.  O título foi concedido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), organismo internacional a serviço da Ibero-América, que atua como único espaço oficial de convergência, diálogo, trabalho, acompanhamento e acordo da região ibero-americana, que reúne 22 países de línguas portuguesa e espanhola, situados em ambos os lados do Atlântico.

A visita a Salvador da comitiva da SEGIB naquele 16 de abril de 2018, contou com um tour pelo bairro do Candeal, onde Carlinhos Brown nasceu, incluindo visitas à Creche La Almudena, que completou 14 anos de erguida em 2021, à Escola de Música da Pracatum, a espaços simbólicos do bairro, como a Bica e a Escadaria do Zé Botinha, além de apresentações de grupos musicais como Lactomia, Filhos de Gandhy, Banda Didá, Bateria de Rua do Candeal, Timbalada e Electrotimba.

“Essa nomeação é a primeira para um artista afrodescendente e brasileiro e representa o desejo de dar visibilidade a tudo o que Carlinhos Brown representa: a importância da valorização da cultura afro-brasileira, o uso da cultura como instrumento de transformação social, a promoção da língua portuguesa na Ibero-América e o compromisso com a juventude ibero-americana”, ressaltou a Secretária-Geral Ibero-americana à época da nomeação.

“Como um intérprete de cultura que sou, esse título me honra muito, pois tudo que construí tem a cultura brasileira e latina como base”, pontua Carlinhos. “Ser o primeiro músico Embaixador Ibero-Americano para a Cultura me traz ainda maiores responsabilidades. E o meu propósito segue o mesmo: fundir ritmos e culturas e romper barreiras linguísticas através da música”, completa o artista.

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/04/2021