ConexãoIn


Cantor TIRI se apresenta no Pelourinho com o Projeto Nova Maré

Um encontro da nova geração de artistas da música baiana. Essa é a proposta do Projeto Nova Maré, encabeçado pelo cantor Tiri, que receberá convidados de diferentes movimentos musicais no palco do Largo Quincas Berro D’água, Pelourinho, no dia 27 de maio, às 19h. O anfitrião, que é a atração principal do show, apresentará ao público suas canções autorais e clássicos da música brasileira, com muito balanço. E promete divulgar, através de sua conta no Instagram – @tiricastro – seus convidados especiais para a ocasião. 

“O Projeto Nova Maré veio de uma vontade de unir artistas do novo cenário soteropolitano/baiano e assim criar uma corrente (maré), trazendo novos artistas e renovando a cara de Salvador. O público pode esperar músicas autorais, releituras de grandes clássicos e artistas convidados (novos) e unir essa arte em renovação (nova maré)”, concluiu Tiri.

Oriundo do samba, axé e da MPB, Tiri acumulou passagens por bandas amadoras e profissionais até construir a sua identidade solo na música. Com composições autorais, tendo as faixas mais executadas as canções “Maré” e “Sobre Cuidar”, essa última, em parceria com Felipe Barros, lançada em 2021, o artista segue sua carreira olhando para o futuro, como indica o nome do atual projeto. Ouça:https://open.spotify.com/artist/2biikdsPdw63klSogoB5Ab?si=Pr3cFEmWQTqeNPylQ6vxyA 

Com quase 10 anos de carreira na música, Tiri já se apresentou em duas edições do Carnaval de Salvador (2015/2016) com o bloco Filhas de Gandhi, além de partilhar de grandes projetos e eventos nas capitais baiana e paulista, chegando a tocar para um público de mais de 20 mil pessoas. 

O Projeto Nova Maré é uma realização do Governo da Bahia através da Bahiatursa. A entrada do evento é franca e será mediante a comprovação de pelo menos duas doses da vacina contra COVID-19.

Serviço:

O QUÊ: Projeto Nova Maré – Tiri

Quando: 27/05/2022

Horário: 19h

Onde: Largo Quincas Berro D’água, Pelourinho, Salvador

Entrada: gratuita

Sobre TIRI 

O cantor e compositor Tiago de Castro, 28, que adotou o nome artístico de Tiri – apelido que recebeu ainda na infância – iniciou na música de maneira autodidata. Aos 12 anos, aprendeu a tocar violão e desde então não parou mais. Na adolescência integrou algumas bandas amadoras, e aos 19 montou sua primeira banda profissional junto com os irmãos e um amigo, o grupo 70Sambá, onde permaneceu por quatro anos, chegando a gravar o DVD ‘Pôr do Samba’. 

Após a saída da banda, Tiri resolveu seguir carreira solo, se apresentando inicialmente em barzinhos e eventos de pequeno porte, até se consolidar como um cantor solo. Durante a pandemia, gravou duas faixas autorais (Maré e Terra), que abriram portas para novas composições. 

Ainda na pandemia, junto com outros cantores e compositores nordestinos, participou do projeto ‘Zap do Amor’, onde o intuito era conectar pessoas que não se viam em razão do isolamento social através da música. 

Em 2021, Tiri lançou seu primeiro álbum de composições autorais em carreira solo, o ‘Do Eu’, que conta com cinco faixas em parceria com Felipe Barros. 

Com a retomada de eventos na Bahia, Tiri lança em maio de 2022, no Pelourinho, o Projeto Nova Maré, onde o objetivo é reunir artistas da cena atual da música baiana, além de promover o seu maior trabalho recente, o álbum ‘Do Eu’.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 09/05/2022