ConexãoIn

“Brazilian Fire”: brasileira Luciana Berry “roda a baiana” durante a competição mundial “Top Chef America World All-Stars” e mostra sua garra como vencedora do Top Chef Brasil 2020


No primeiro programa “Top Chef America World All-Stars”, a brasileira vencedora do Top Chef Brasil 2020, Luciana Berry (@lucianaberry), mostrou toda a garra do seu DNA baiano na disputa da maior competição gastronômica mundial com chefs internacionais e apostou no valor de um ingrediente bem típico, a mandioca, na prova “Life in vegetables”. 
 
“Eu escolhi a mandioca, lógico, porque é um tubérculo que retrata a nossa gastronomia, é nutritivo, versátil e tem o seu maior valor por ser um alimento de subsistência, que ajuda mais de 800 milhões de pessoas na África e no mundo a se alimentarem no combate à fome, um problema socioeconômico no mundo”, explica a Top Chef, que está entre os 16 maiores concorrentes em todo o planeta no confronto da 20ª Temporada do programa, na edição mais feroz que a série culinária já apresentou.
 
No ar desde o dia 09 de março, na Bravo TV (@bravotopchef), a batalha gastronômica tem como anfitriã Padma Lakshmi e como juízes principais Tom Colicchio e Gail Simmons, que foram para Londres apresentar a nova e mais marcante temporada da série vencedora do Emmy, James Beard e Critics’ Choice Award e já declararam que os partos foram “além das expectativas”. As estrelas estão sendo acompanhados por outros ilustres juízes, incluindo Aquiles Chavez (Top Chef Mexico), Hélène Darroze (Top Chef France), Lorna Maseko (Top Chef South África), Martha Ortiz (jTop Chef Mexico) e Dave Zilber (Top Chef Canada), além de especialistas culinários globais.
 
Esta temporada especial apresenta vencedores e finalistas de 11 versões diferentes do Top Chef em todo o mundo e a Top Chef Luciana Berry está indo muito bem na busca pelo título mundial All-Stars, que terá sua “grand finale” em Paris, em um confronto épico, que, pela primeira vez, tem uma edição no exterior, por uma temporada inteira. Ela tem “rodado a baiana” nas provas e já ganhou o apelido de “Brazilian Fire”, se consagrando como uma das competidoras de maior destaque e com grande chances de vencer essa batalha culinária.
 
Sobre Luciana Berry (www.lucianaberry.com)
A Top Chef Brasil 2020 adora uma aventura, traz nas veias a força do DNA baiano que a ajudou a conquistar a Europa como Embaixadora da culinária brasileira, sendo semifinalista do programa inglês Masterchef Profissionais (BBC/Londres). Agora, Luciana Berry volta a representar seu país na maior competição mundial de chefs internacionais.
 
Com sua culinária autoral, Luciana Berry é conhecida na Inglaterra como a Embaixadora da culinária brasileira na Europa. Além de ter ganhado o título do Top Chef Brasil 2020, esteve no programa inglês Masterchef Profissionais, onde foi semifinalista e ficou conhecida mundialmente. Foi a primeira chef em Londres a mostrar, em horário nobre na BBC, a culinária brasileira de forma moderna e adequada para os padrões de Europeus sem perder suas raízes. Tudo com muito profissionalismo e naturalidade. 
 

Ela foi a única chef brasileira a cozinhar na famosa 10 Downing Street para o Primeiro Ministro britânico e seus 320 convidados. Ela também já cozinhou para a família real inglesa em duas ocasiões especiais, inúmeras vezes no parlamento britânico e também em outros ícones do cenário internacional. Sempre divulgando a cultura, frutas, produtos, turismo e a gastronomia brasileira. 

Luciana ainda promove o Brasil em diversos eventos com a Embaixada de Londres, Apex, Abrafrutas, bancos brasileiros e franceses, Embratur e outras empresas de turismo latino americanas. Já fez palestras no Luxury Travel Show e Destination Show, no Olympia; no Food matter Live, no Excel (mostrando a importância da sustentabilidade no mercado e valorizando os produtos brasileiros que se preocupam com esse tema); além de participar da maior feira de gastronomia de Londres, o Taste of London, representando o stand do Brasil com demonstrações diárias de culinária, servindo o coquetel de abertura para a mídia e celebridades. Também já esteve em Lyon, com a Apex, sendo a chef do stand do Brasil realizando demonstrações culinárias por cinco dias para o público da maior feira de gastronomia do mundo, a Sirha, com o prêmio de Paul Bocuse.

“Luto para que a gastronomia brasileira seja cada vez mais conhecida e tenha reconhecido o seu próprio valor. Acredito que a gastronomia pode ajudar o turismo brasileiro a crescer porque as pessoas do mundo acabam se reconhecendo em sua culinária multicultural, que agrega todas as culturas que ajudaram a formar a gastronomia brasileira. Conto com a torcida de todos para vencer mais essa batalha e levar o Brasil ao topo do mundo com a nossa gastronomia”, declara a Top Chef Brasil.

Luciana Berry nasceu em Salvador e foi criada em Vitória da Conquista, mas ganhou o mundo ao passar a residir em Londres, onde formou-se no Le Cordon Bleu London, em 2014, com o Diplôme de Cuisine, onde foi mentora do curso em 2018. Criou sua própria empresa de catering e cozinhou para o príncipe Edward, filho da Rainha Elizabeth, celebridades e aristocratas britânicos. Ela também ficou conhecida na comunidade londrina pelo trabalho voluntário realizado durante a pandemia.

Mais sobre o Top Chef World All-Star
Top Chef é um fenômeno global com mais de 100 vencedores em 29 versões internacionais. Licenciado pela NBCUniversal Formats globalmente, os locais incluem França (14 temporadas), Canadá (10 temporadas), Oriente Médio e Norte da África (sete temporadas) e Brasil (três temporadas), para citar alguns. A série original dos EUA foi lançada em 2006 e foi vendida para mais de 175 territórios em todo o mundo. No ano passado,  Top Chef Middle East  foi indicado ao Prêmio Emmy Internacional, marcando a primeira série improvisada do Oriente Médio a ser reconhecida”.
De acordo com um comunicado à imprensa, “Com o orgulho nacional e o título de World All-Stars em jogo, os chefs estão no topo de seu jogo enquanto competem em um cenário global. Eles têm acesso aos melhores ingredientes do Reino Unido enquanto exibem suas habilidades culinárias, diversas raízes e influências internacionais em uma série de desafios de alta pressão. Desde a preparação de um piquenique no Highclere Castle até o confronto direto no Tottenham Hotspur Stadium, eles competirão em locais icônicos em Londres e arredores. Esses chefs altamente condecorados darão sua opinião sobre os clássicos pratos britânicos, desde Beef Wellington e biscoitos até comida de pub e chá da tarde. Com os melhores dos melhores competindo, as apostas são maiores do que nunca, enquanto eles lutam para cozinhar na final em Paris para reivindicar o título definitivo de Top Chef World All-Star. O chef vencedor será coroado o Top Chef World All-Star, levando para casa o grande prêmio de US$ 250.000 oferecido pela marca Saratoga®, um destaque na Food & Wine e uma aparição no 40º Food & Wine Classic em Aspen.”
POR: Rita Moraes
Publicado em 05/04/2023