ConexãoIn

Bate-papo discute as manifestações culturais preservadas no Carnaval de Maragojipe

Maragojipe é uma cidade que preserva o carnaval mais singular da Bahia, mantendo viva a cultura das bandas de sopro e a magia das máscaras e alegorias artesanais. Com a proposta de promover um resgate da memória popular e abordar os principais pontos relacionados aos aspectos históricos do carnaval da cidade, que o projeto ‘A essência viva dos antigos carnavais’ promove o seminário ‘Carnaval de Maragojipe: Transmissão de Saberes, Educação Patrimonial e Salvaguarda’. O bate-papo online foi apresentado pelo presidente do Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, Paulo César Fernandes, e contou com a participação dos convidados palestrantes, o artista plástico e artesão Memeu Barbudo e o Secretário de Cultura e Turismo de Maragojipe Francisco Gomes. A atividade encerra o projeto com o objetivo de valorizar essa tradição que já carrega mais de 180 anos, socializar temas importantes e manter viva a voz desses sujeitos históricos que fazem e pensam o Carnaval de Maragojipe, manifestação que é Patrimônio Cultural da Bahia e dos baianos.

Para Paulo César, a iniciativa, que buscou promover o apoio aos grupos de mascarados e mobilizar a cena cultural local em torno do carnaval de Maragojipe, foi de extrema importância para manter viva a essência da manifestação, que em 2021 não pôde ser vivida nas ruas devido às medidas de isolamento impostas pela pandemia. “Por isso, um dos objetivos do projeto é reduzir os impactos causados pela pandemia nas dimensões simbólica, cidadã e econômica da produção cultural de Maragojipe, mobilizando novamente, promovendo e difundindo saberes a partir de oficinas e seminários que são formativos e promovem algum tipo de troca, mesmo à distância”, destaca.

Além do seminário, o encontro contou com o lançamento do vídeo documentário sobre a história, a tradição e a importância do Carnaval de Maragojipe.  O Seminário está disponível gratuitamente, na íntegra e pode ser acessado pelo canal do Youtube CarnavalMaragojipe. Para mais informações, basta acessar as redes sociais @carnavalmaragojipe e o site em www.carnavalmaragogipe.com.br.

A programação é realizada pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó/Projeto A Essência viva dos antigos carnavais e conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

POR: Rita Moraes
Publicado em 25/04/2021