ConexãoIn


Bahia Pétanque Club realiza o Primeiro Open de Petanque da Bahia – Triplette Mixte

O Bahia Pétanque Club realiza no próximo dia 27 de março o Primeiro Open de Petanque da Bahia – Triplette Mixte,  que reunirá, a partir das 9h, no Costa Verde Tennis Club, em Piatã, equipes compostas por três integrantes, sendo que dois podem ser jogadores regulares, mas o terceiro membro deve ser ou uma mulher ou um jogador com menos de 18 anos de idade. A ideia é estimular a participação feminina e de jovens nesta modalidade de jogo praticada por cerca de 17 milhões de pessoas na França.

A taxa de participação é de R$ 10 por jogador e os prêmios serão dados às  oito equipes melhor classificadas:

Cachaça, patês e Bahiastis para os homens. Bahiastis é um Pastis fabricado na Bahia, de alta qualidade e Pastis é o aperitivo nacional da França. A tradição é tomar depois das partidas de Pétanque. Pétanque & Pastis é igual a praia e cerveja. Já para as mulheres premiadas haverá prêmios em forma de garrafas de mel e chocolates Jupará. Todos os produtos são artesanais e de altíssima qualidade.

A recomendação é de que quem participar vista uma roupa casual ou esportiva, um boné ou chapéu e leve sua água.

Sabendo que é difícil para um iniciante jogar todas as partidas durante todo o torneio, especialmente sob o sol quente de Salvador, será permitido ter por equipe um quarto jogador na posição de substituto, desde que seja também iniciante. Mais informações e inscrições pelo telefone 71  99908-4915.

O que é Pétanque – Petanca (em francês: pétanque) é uma forma de jogo com bolas onde o objetivo é  jogar bolas ocas de metal tão perto quanto possível de uma pequena bola de madeira chamada de cochonnet (literalmente “leitão”) ou o mais próximo dela.

Às vezes é chamado de bouchon (literalmente “rolha”) ou le petit (“o pequeno”), o jogo normalmente acontece em terra batida ou cascalho, mas também pode ser jogado na grama, areia ou outras superfícies. Jogos similares são bocha e tigelas.

A forma atual do jogo se originou em 1907, em La Ciotat, na Provença, no sul da França. A forma casual do jogo de pétanca é jogado por cerca de 17 milhões de pessoas na França, principalmente durante as férias de verão. Também é amplamente jogado em Espanha.

Protocolos de segurança – Será obrigatório o uso de máscara e o distanciamento  mínimo de um metro entre os jogadores.  Quem participar ou for assistir, deve levar cadeiras dobráveis, bonés e protetor solar, água para beber e água em garrafa PET para lavar as mãos e/ou álcool em gel.

Instagram – bahiapetanqurclub

Facebook – bahiapetanqueclub oficial

POR: Rita Moraes
Publicado em 17/03/2022