ConexãoIn

Bahia Pesca, SPM e Seagri lançam edital de apoio a pescadoras e marisqueiras

Pescadoras, marisqueiras de Salvador, Lauro de Freitas, Valença, Maragogipe, Santo Amaro e Sobradinho, entre outros municípios, participaram do lançamento do edital de chamamento público “Respeita As Mina das Águas”, realizado no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), na tarde desta quinta-feira (6).
O projeto é uma iniciativa da Bahia Pesca, em parceria com a SPM e a Secretaria de Agricultura e pecuária do Estado (Seagri), com o aporte de R$ 225 mil em recursos destinados à capacitação de trabalhadoras da pesca. Na ocasião, o presidente da Bahia Pesca, Alexandre Sapucaia, e a titular da SPM, Julieta Palmeiras, assinaram um termo de cooperação entre os órgãos.
O projeto tem como objetivo fortalecer políticas para promoção da autonomia social e econômica, por meio de ações de capacitação, oficinas de saúde ocupacional, promoção de melhores condições de trabalho e renda dessas trabalhadoras e utilização de equipamentos de proteção individual. O aporte financeiro será distribuído a organizações da sociedade civil (OSCs), representando três regiões distintas do estado:
1) Região Metropolitana de Salvador ou Recôncavo;
2) Litoral Norte e Agreste Baiano;
3) Baixo Sul e Litoral Sul.
Lançamento
O cerimonial do evento quebrou o paradigma ao conferir às pescadoras e marisqueiras presentes o papel de protagonismo do evento. Compuseram a mesa, além de Palmeira e Sapucaia, Maria Aparecida Mendes, a Cida Pescadora, de Sobradinho, e a marisqueira Antonia Sidilan Conceição, de Maragogipe.
POR: Rita Moraes
Publicado em 07/10/2022