ConexãoIn


Aula Inaugural do Pré-Biko recepciona presencialmente Turma Nkoshinati Biko nesta sexta, 20 de maio

Batizada Nkoshinati Biko, em homenagem ao filho do líder sul-africano Bantu Steve Biko, a turma deste ano do Pré-Vestibular do Instituto Steve Biko terá sua aula inaugural realizada nesta sexta-feira, 20 de maio, às 18h, na Reitoria do Instituto Federal da Bahia – IFBA, localizada no Canela, em Salvador-Ba. O Pré-Biko, pioneiro do país na preparação socioeducativa de pessoas negras para o ingresso no Ensino Superior, completa 30 anos de atuação em 2022.

Composta por 80 estudantes, a Turma Nkoshinati Biko terá aulas em formato online que acontecem até novembro, período em que estão previstas as provas para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A recepção da Turma será aberta ao público, e contará com uma série de atividades. Durante o evento, estudantes egressos que compuseram as turmas em anos anteriores darão seus depoimentos, e estarão presentes ativistas do Movimento Negro, docentes do curso preparatório e representantes da diretoria da Biko. Em 2022, uma nova metodologia de ensino está sendo desenvolvida para que a educação antirracista continue acompanhando as mudanças no ENEM e na nossa sociedade.

 “Sinto-me privilegiada por fazer parte desta história que vem transformando vidas, e tornando sonhos possíveis. Nessa trajetória, tenho acompanhado o crescimento da Biko e a constante ousadia em adentrar as universidades. Hoje, podemos reafirmar que o lugar do povo preto é onde quisermos estar”, ressalta Jucy Silva, Diretora Pedagógica do Instituto Steve Biko.

Como legado destas três décadas, estimamos que mais de cinco mil estudantes já tenham sido beneficiados com os projetos da Biko, e que o ingresso nas universidades seja superior a duas mil aprovações. Para celebrar os 30 anos de sua fundação, o Instituto Steve Biko realiza uma série de atividades iniciadas em 21 de março de 2022 e que segue com um calendário bastante diverso até o final deste ano.

Acesse: https://linktr.ee/stevebiko

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/05/2022