ConexãoIn


Atiaia Renováveis e Vivix Vidros Planos impulsionam o futuro do vidro com energia limpa

A Vivix Vidros Planos firmou parceria com a Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renováveis, ambas do Grupo Cornélio Brennand (GCB), para um contrato no modelo de autoprodução de energia elétrica. A Atiaia vai construir a Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I, que terá 27,5 megawatts (MW) de potência instalada, para atender a 100% do consumo de energia elétrica da fábrica da Vivix, localizada no município de Goiana, estado de Pernambuco. A segunda planta da Vivix, que foi anunciada recentemente ao mercado e tem previsão de ser inaugurada no segundo semestre de 2025, também será abastecida com o recurso renovável gerado por parque solar localizado no Complexo Maravilhas.

O Complexo Maravilhas terá 227 MW de capacidade instalada e reúne as unidades UFV Maravilhas I, UFV Maravilhas II, UFV Maravilhas III e UFV Maravilhas V. A Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I entrará em operação em janeiro de 2024, em um terreno com área útil de 85 hectares, pertencente à Atiaia Renováveis e situado a 1,6 Km da fábrica da Vivix, onde está uma das três melhores regiões de irradiação solar de Pernambuco. Juntamente com a UFV Maravilhas II, o parque solar será totalmente customizado para suprir as necessidades de energia elétrica de ambas as plantas da Vivix. Os investimentos para a construção das UFVs Maravilhas I e Maravilhas II deve superar R$ 200 milhões.

A construção do parque solar está em alinhamento com as estratégias de ESG (Environmental, Social and Governance) da Vivix Vidros Planos, que em 2024 terá toda a sua operação fabril funcionando a partir do consumo de energia limpa e renovável, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade. A Atiaia Renováveis também desenvolve seus projetos com base nas melhores práticas de ESG.

A autoprodução é voltada para as empresas que queiram produzir energia para consumo próprio, podendo comercializar eventual excedente de energia elétrica. Nesse modelo, a Atiaia Renováveis constrói, arrenda e fica responsável pela manutenção da usina geradora. “O cliente passa a gerar energia confiável, reduz os seus custos com encargos setoriais e encargos de conexão, dado que a usina ficará próxima da planta dele, além de passar a ter uma fonte de suprimento 100% renovável. Outra vantagem é que assessoramos o cliente de ponta a ponta, com um time altamente especializado”, explica Rodrigo Assunção, presidente da Atiaia Renováveis.

As mudanças vêm com a chancela de credibilidade do Grupo Cornélio Brennand (GCB), do qual fazem parte a Atiaia Renováveis e a Vivix. O GCB está no mercado há mais de 100 anos e atua em diferentes segmentos industriais, o que permite conhecer de perto a realidade dos clientes. “Para a Vivix é de extrema importância manter o compromisso com a proteção do meio ambiente, prezando pelo desenvolvimento sustentável e responsável em toda a nossa indústria. A Vivix faz uso intensivo de energia e esses fatores são essenciais para garantir a operação da empresa, além de ser viável economicamente. O modelo oferece maior visibilidade de preços de energia e garantia de suprimento. Tudo isso com energia limpa e renovável”, destaca Henrique Lisboa, presidente da Vivix.

Sobre a Vivix Vidros Planos

A Vivix Vidros Planos é uma empresa do Grupo Cornélio Brennand e está localizada no município de Goiana, no Estado de Pernambuco. A indústria produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade. Fazem parte do portfólio da empresa os vidros planos incolores e coloridos (VIVIX Colora), laminados (VIVIX Lamina), espelhos (VIVIX Spelia), pintados (VIVIX Decora) e proteção solar (VIVIX Performa). A fábrica da Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético.

A indústria é uma das poucas de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, a Vivix possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.

Em junho de 2022, a Vivix anunciou expansão com a construção da sua segunda linha de produção, ao lado da atual planta, no município de Goiana-PE. A nova planta será uma das mais moderna do mundo, contando com as novas tecnologias e inovações disponíveis para a indústria de vidros planos e contribuirá para a ampliação do portfólio de produtos da Vivix que passa a fabricar, também, vidros extra claros, além das linhas já produzidas atualmente pela primeira planta. O novo forno terá capacidade de produção equivalente a 1 mil toneladas por dia, que será o maior do setor em operação no País e um dos maiores do mundo.

Com a expansão, a Vivix ampliará sua capacidade de produção para 1.900 tons/dia, passando a ser a segunda maior empresa do setor no mercado brasileiro. O investimento total para a expansão será de R$ 1,3 bilhão. Durante as obras serão gerados cerca de 4 mil empregos e, quando em atividade, as duas plantas juntas irão gerar aproximadamente 600 empregos diretos e 2.400 indiretos.

Sobre a Atiaia Renováveis

A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa aplica as boas práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica, em linha com o seu planejamento estratégico.

A empresa possui oito pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em operação e uma em construção, que são empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa, com capacidade instalada de 243 MWm. Além disso, tem um pipeline de 1.9 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia. Saiba mais em: www.atiaiarenovaveis.com.br

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/11/2022