ConexãoIn

Appian Capital Brazil dá início a qualificação profissional em parceria com Sesi/Senai no interior da Bahia

 

Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado ao sólido compromisso no desenvolvimento socioeconômico e incentivo à educação e formação profissional das comunidades do entorno de suas operações. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, firma parceria com a o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para dar início ao primeiro curso profissionalizante em Mecânica de Manutenção Automotiva para moradores das comunidades de Ipiaú, Itagibá e Tapirama (Gongogi), no Sul da Bahia.

Com investimento de cerca de R$250mil, a iniciativa da Atlantic Nickel (ATN), ativo do grupo produtor de níquel sulfetado, em conjunto com SESI / SENAI, resulta na instalação de uma unidade móvel de ensino do Senai, no entorno das operações da Mina de Santa Rita, no município baiano de Itagibá, para capacitação de grupo de 40 futuros profissionais. Com isso, será possível capacitar profissionais capazes de atender às necessidades ligadas à manutenção automotiva, de forma a contribuir para o desenvolvimento de mão de obra local.

“Um dos nossos compromissos com a sustentabilidade em nossas operações é desenvolver e capacitar futuros talentos. Estamos muito felizes em levar aos moradores da região esta iniciativa, que resulta em qualificação profissional e fomento da economia local. Dessa forma, deixaremos um legado para a comunidade local”, explica Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas.

Sobre a capacitação

Realizado dentro de ônibus adaptado em sala de aula o curso profissionalizante em Mecânica de Manutenção Automotiva será dividido em dois turnos, matutino e vespertino, com carga horária de 260h. Totalmente gratuito e direcionado a jovens e adultos com ensino médio completo, o curso capacitará 40 futuros profissionais. Os participantes irão adquirir habilidades para atuação no segmento automotivo, como reparo e manutenção de veículos junto a revendas e concessionárias, oficinas mecânicas e de reparo, lojas de autopeças, postos de gasolina entre outros.

Sobre a Appian Capital Brazil

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com 05 anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois negócios em produção no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano. A Appian Capital Brazil também firmou parceria com a Detronic Energia para a construção de painéis solares.

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações. Para isso, investe em ações voltadas para gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes. Como resultado, a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (Lost Time Injury Frequency Rate – LTIFR) registrada pela empresa se mantém bem inferior à média do mercado e em linha com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. Com poucos anos de atuação no Brasil, aliado à sua forma gestão inteligente, a empresa já conquistou por duas vezes, em 2021 e 2022, a certificação Great Place to Work (GPTW), pelo compromisso com seus colaboradores.

 

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/09/2023