ConexãoIn


“Ampliar a cobertura vacinal é uma prioridade do governador Jerônimo”, destaca Secretária da Saúde

A Secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, afirmou durante a primeira reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) de 2023, ocorrida nesta quinta-feira (19), que ampliar a cobertura vacinal é uma prioridade do governador Jerônimo Rodrigues.
O encontro realizado na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, contou com a presença dos 417 secretários municipais de saúde de forma presencial e virtual. “Durante a pandemia da Covid-19, aplicamos mais de 35 milhões de doses contra a Covid-19, mas a cobertura vacinal contra o sarampo, poliomielite, hepatites, dentre outras, caiu em todo o país. Esse é o ano de retomar a imunização contra todas as doenças. Ampliar a vacinação é uma prioridade do governador Jerônimo”, destacou a secretária.
De imediato, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já adquiriu 491 câmaras frias e já entregou 382. “Todos os 417 serão contemplados com pelo menos um equipamento. E os municípios com mais de 100 mil habitantes receberão mais de um”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Vânia Rebouças.
Nos últimos anos, a Bahia tem registrado queda na procura por diversos tipos de imunizantes que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI). Dos 417 municípios baianos, apenas 145 conseguiram alcançar a meta de vacinação para a pentavalente, outros 143 para a poliomielite, 147 para a tríplice viral e 173 atingiram o esperado para a pneumocócica.
POR: Rita Moraes
Publicado em 24/01/2023