ConexãoIn


Alunos da Pan American School of Bahia representarão o estado em competição acadêmica no Rio de Janeiro

Alunos da Pan American School of Bahia (PASB) foram selecionados para participar da Jornada de Foguetes, uma competição acadêmica organizada pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sete alunos da instituição representarão a Bahia no evento que acontece de 20 a 23 de março na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, que contará com as três melhores equipes das escolas participantes da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Durante a competição os alunos apresentarão os foguetes que foram construídos usando materiais simples e de baixo custo, seguindo as especificações técnicas passadas pela organização. Na ocasião, os objetos serão lançados com a finalidade de alcançar a maior distância. Os melhores colocados receberão prêmios e certificados de reconhecimento. A Jornada de Foguetes conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira e Sociedade Astronômica Brasileira e tem o objetivo de incentivar estudantes de todas as idades a aprenderem e desenvolverem suas habilidades  sobre a ciência aeroespacial.

A coordenadora do Clube de Astronomia da PASB, a professora Flávia Batista, destaca a participação dos alunos na Jornada como uma grande oportunidade. “Nossos estudantes estão vivenciando uma experiência incrível e construindo habilidades importantes para o futuro, tanto para a educação acadêmica quanto para a vida pessoal, pois desenvolvem a capacidade de pensar de forma crítica e criativa, a trabalhar em equipe, resolver problemas e aplicar conhecimentos em situações práticas. Todo aprendizado será compartilhado com outros alunos da nossa comunidade escolar. É gratificante ver toda empolgação, crescimento acadêmico e espírito de liderança que eles estão demonstrando”, afirma.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Luz, que participa do Clube de Astronomia há quatro anos, foi uma das selecionadas para participar da jornada. A jovem demonstra toda a sua empolgação com o evento e a expectativa de trazer o título de campeã. “O processo de preparação foi intenso, exigiu muito trabalho em equipe, criatividade para a construção dos foguetes e conhecimentos físicos para todos os cálculos das forças e trajetórias. Lá teremos muitas atividades e workshops, além de, é claro, a apresentação dos nossos foguetes. Estou muito animada com essa oportunidade”, declarou.

Sobre a PASB:

A Pan American School of Bahia, fundada há mais de 60 anos, é uma associação de pais sem fins lucrativos que segue os currículos educacionais americano e brasileiro, é a única escola internacional do estado e, desde 2012, é também escola mundial IB, ofertando o programa PYP – Primary Years Programme e o  IB DP – International Baccalaureate Diploma Programme.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/03/2023