ConexãoIn

“A caminho do Jardim para Tchekhov”, com Maria Padilha, em exibição online, em abril

O resgate do afeto e a possibilidade de reinvenção humana, mesmo diante de uma realidade conflituosa, é a proposta do novo espetáculo do premiado autor Pedro Brício, que terá direção de Jefferson Miranda e Maria Padilha no elenco. A ideia é criar uma dramaturgia inédita inspirada no universo do russo Anton Tchekhov e mostrar as conexões com a sociedade atual.

O projeto “A caminho do Jardim para Tchekhov”, que começa no dia 21 de abril, vai oferecer a rara oportunidade de o público assistir ao processo de criação desse novo texto. Quatro vídeos gravados nos últimos meses serão exibidos no canal do Youtube A caminho do Jardim para Tchekhov (https://bit.ly/3uDR3iB), mostrando os momentos de leituras de trechos da dramaturgia, depoimentos com convidados e profissionais envolvidos na peça e discussões sobre a importância da arte no nosso cotidiano.

Entre os participantes deste estudo, estão a atriz Camila Amado, a diretora Celina Sodré, a médica Isadora Id Limongelli, o ator e tradutor russo, radicado em São Paulo, Vadim Nikitin, entre outros. O projeto tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

O espetáculo “Um Jardim para Tchekhov”, ainda sem data de estreia, acompanha a trajetória de uma atriz (Maria Padilha), que viveu no palco grandes momentos do teatro brasileiro, mas que agora, em crise artística e financeira, é obrigada a vender seu casarão em Santa Teresa e ir morar com a filha, o genro e o neto num pequeno apartamento em Botafogo. A artista deixa seu antigo mundo, repleto de glórias e ilusões, e tem que se adequar às normas de uma realidade que não consegue (ou não quer) enfrentar. Seu desejo de remontar “O Jardim das Cerejeiras”, de Tchekhov, numa casa marcada pelo duro cotidiano da filha médica e do genro policial, parece um delírio. Ao mesmo tempo, sua presença, pensamentos e histórias abrem espaços poéticos na vida da família e, em seguida, no próprio condomínio. No elenco, além de Maria Padilha, estarão os atores Lais Vieira, Olivia Torres e Otto JR.

“Tchekhov nos apresenta uma variedade de temas e personagens muito grande. Estudamos, nesse processo minucioso, as convergências de sua obra com o mundo de hoje. Suas peças e contos expõem uma aristocracia decadente e uma burguesia em ascensão, e nós também levaremos à cena personagens com visões de mundo distintas, que revelam embates familiares e sociais comuns no nosso cotidiano”, explica Pedro Brício. “A personagem da Maria vai transitar entre o humor e o drama, a verdade e a mentira; vai lembrar dos tempos áureos do teatro brasileiro, mas sem se render ao saudosismo. É uma atriz de vanguarda, que olha para o futuro”, acrescenta. Para Maria Padilha, “A caminho do Jardim para Tchekhov” é um projeto que vai permitir que o público veja os atores fora de suas zonas de conforto. “Quando a gente começa um novo trabalho no teatro, queremos chegar a um lugar onde nunca estivemos. Queremos experimentar, sempre. E, nesse percurso, há erros, acertos, cabeçadas. Esse material é muito rico e curioso e, agora, vai chegar também até o público”, observa.

O primeiro vídeo, “A caminho de Tchekhov”, será exibido no dia 21 de abril, com a participação de três teóricos que falam sobre a vida e obra de Anton Tchekhov:  Celina Sodré (diretora teatral), Vadim Nikitin (ator e tradutor russo radicado em São Paulo) e Francisco Vieira (historiador). Nos dias 22 e 23, serão exibidos “Sobre flores e sementes”, dois vídeos com depoimentos de profissionais que falam sobre seu ofício e sua vida e que, de alguma maneira, têm relação com os personagens da dramaturgia. Os convidados foram Camila Amado (atriz e produtora), Orlando Zaccone (delegado da polícia civil), Isadora Id Limongelli (médica Infectologista) e Mary Pintto (diarista e professora). O quarto vídeo, “A sombra de uma cerejeira”, será exibido no dia 24, e vai reunir leituras dos primeiros trechos da dramaturgia criada por Pedro Brício. Estarão presentes a equipe do espetáculo – Jefferson Miranda (diretor), Pedro Brício (dramaturgo), Maria Padilha, Olivia Torres, Lais Vieira e Otto JR (atores) – e os convidados Alcemar Vieira, Leonardo Medeiros e Luciano Chirolli (atores). Os vídeos serão exibidos sempre às 10h, 15h, 19h e 23h. Haverá debate com os participantes após a sessão das 19h do dia 24 de abril.

Ficha Técnica:

Diretor artístico: Jefferson Miranda

Dramaturgo: Pedro Brício

Atriz e Produtora: Maria Padilha  

Atores: Lais Vieira, Olivia Torres e Otto JR.

Convidados para equipe técnica: Luiza Mariani (assistente de direção), Felipe Storino (músico e trilha sonora), Flávio Graff (cenógrafo) e Tomás Ribas (iluminador).

Teóricos convidados para o vídeo 1: Celina Sodré (diretora teatral), Vadim Nikitin (ator e tradutor), Francisco Vieira (historiador).

Profissionais convidados para os vídeos 2 e 3: Camila Amado (atriz), Del. Orlando Zaccone (delegado da polícia civil); Dra. Isadora Id Limongelli (médica infectologista) e Mary Pintto (diarista e professora).

Leitores convidados para o vídeo 4: Alcemar Viera (ator) e Leonardo Medeiros (ator).

Assessoria de imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação).

Designer Visual: Pedro Colombo

Social Mídia: Thiago Guanabara (TDH Digital)

Administração Financeira: Leticia Nápoles 

Equipe de produção: Ártemis e Alex Nunes

Direção de Produção: Sergio Saboya e Silvio Batistela

Programação dia a dia

21|04: “A caminho de Tchekhov”. Com Participação de teóricos sobre vida e obra de Anton Tchekhov.

Convidados:

– Celina Sodré – Diretora teatral

– Vadim Nikitin – Ator e tradutor

– Francisco Vieira – Historiador

22|04: Sobre flores e sementes (1ª parte). Depoimentos de profissionais sobre seu ofício e sua vida.

Convidados:

– Camila Amado – Atriz e produtora;

– Del. Orlando Zaccone – Delegado da polícia civil;

– Dra. Isadora Id Limongelli – Médica Infectologista;

– Mary Pintto – Diarista e professora

23|04: Sobre flores e sementes (2ª parte). Depoimentos de profissionais sobre seu ofício e sua vida.

Convidados:

– Camila Amado – Atriz e produtora;

– Del. Orlando Zaccone – Delegado da polícia civil;

– Dra. Isadora Id Limongelli – Médica Infectologista;

– Mary Pintto – Diarista e professora

 

24/04: “A sombra de uma cerejeira”. Leituras dos primeiros trechos da dramaturgia criada por Pedro Brício. 

Com:

– Jefferson Miranda – Diretor

– Pedro Brício – Dramaturgo

– Maria Padilha – Atriz

– Olivia Torres – Atriz

– Lais Vieira – Atriz

– Otto JR – Ator.

– Convidados: Alcemar Vieira, Leonardo Medeiros e Luciano Chirolli.

Serviço:

A caminho do Jardim para Tchekhov

Dias e horários: 21, 22, 23 e 24 de abril, às 10h, 15h, 19h e 23h. Haverá debate com os participantes após a sessão das 19h do dia 24 de abril.

Exibição: Canal do Youtube A caminho do Jardim para Tchekhov (https://bit.ly/3uDR3iB)

Ingressos: gratuitos

Redes sociais do projeto: Instagram (@acaminhodojardimparaTchekhov) e Facebook (https://bit.ly/3cy9FdL).

#conexaoin99

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/04/2021