ConexãoIn

40tona sai da 40tena e se apresenta vacinada no palco do Teatro Gamboa online

A “A 40tona na 40tena” está imune e sobe ao palco agora como a “40tona Vacinada”, espetáculo solo da atriz Andréa Elia que celebra o retorno da personagem para a cena com novas, divertidas e provocativas reflexões. A 40tona Vacinada retorna ao palco do Teatro Gamboa, espaço aonde nasceu a personagem, e segue agora em temporada online nos dias 01 e 08 de outubro, que são sextas-feiras, às 19h, de 17 de outubro, domingo, às 17h.

No palco atriz e personagem se encontram numa escrita autoral que reflete a experiência de uma mulher de meia idade, que após o exaustivo diálogo com suas múltiplas faces no confinamento pelo Covid-19, decide abrir-se para o outro e o mundo além dos limites físicos do isolamento. Na atual versão, “40tona Vacinada”, a personagem já vacinada continua seu processo de auto análise vencendo um olhar rígido sobre si mesma em busca do amor em suas diversas expressões, num processo de humanização provocado pelo distanciamento social.

O “40tona Vacinada” marca a realização de mais uma etapa criativa da jornada de uma premiada atriz que movida pelo humor provocativo de uma personagem liberta a angustia do confinamento pela ampliação do cotidiano e pela percepção mais amorosa da sua imagem. Trata-se de um solo autoral de uma atriz que criou, escreveu, produziu e dirigiu o espetáculo, rompendo os aparentes limites do isolamento físico, expondo com seu humor catártico temores coletivos. Em cena a carismática e provocativa 40tona transita entre estados contrastantes: angústia e prazer, solidão e convívio, alegria e dor, promovendo risos e reflexões. Movida pela fala existencial desta personagem que nasceu em meio a pandemia o espetáculo visa mobilizar e tocar novos públicos, sempre atualizando os temas e reflexões da protagonista.  

A 40tona na 40tena – Andréa Elia, 30 com anos de carreira, respondeu criativamente a crise pandêmica lançando nas redes sociais uma personagem de si mesma: A 40tona na 40tena, protagonista de cerca de 35 vídeos autorais com alcance de 13.950 visualizações. 

Movida pela ampla repercussão virtual o espetáculo em pouco tempo construiu um consistente percurso: estreou no palco do Teatro Gamboa nos dias 26 e 27 de setembro de 2020, para apresentações pelo Gamboa Online Teatro ao Vivo, realizou duas temporadas replay no mesmo projeto em maio de 2021, integrou o Projeto Virtualidades com temporada online de 07 de janeiro à 13 de janeiro, conferindo um marco institucional ao Sesc Ba com um quantitativo de 1.299 visualizações e 1.451 alcances, representativo do carisma da personagem que em 73,8% comunicou-se com o público feminino sendo 51,6% mulheres na faixa etária entre 45 e 54 anos.  Sempre a frente com seu marco empreendedor a atriz integrou a reabertura dos teatros com uma apresentação presenciak da 40tona Vacinada no dia 16 de setembro no Teatro Sesc Senac Pelourinho 

SERVIÇO

Espetáculo: “40tona Vacinada”

Datas Dias e horários: 

           01 de outubro sexta feira as 19h 

           08 de outubro sexta feira as 19h

           17 de outubro domingo as 17h 

Local: www.teatrogamboaonline.com.br 

Valor Ingresso: R$ 20,00 (inteira)

                         R$ 10,00 (meia)

FICHA TÉCNICA: 

Concepção e dramaturgia: Andréa Elia

Diretora Técnica: Renata Berenstein 

Direção de Video: Suzana Resende

Coreografias: Warney Jr.

Realização dos Vídeos: Reinofy Duarte 

Trilha Sonora e Áudios: Joaquim Carvalho (Estúdio Áudio Expresso)

Luz: Nathan Lemos

Cenário: Renata Berenstein e Andréa Elia

Figurino: Rino Carvalho e Andréa Elia 

Produção Executiva: Elton Curvelo

Técnico de Palco e Contra Regra: Cleiton Oliveira

Programação visual: Suzana Resende

Vídeo-maker dos vídeos de divulgação: Reinofy Duarte

Fotos do cartaz: Elton Curvelo

Fotos Imprensa: Reinofy Duarte 

RENATA BERENSTEIN

Graduada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 2008, mestre em Arte Cênicas, pela UFBA, tem experiência na área de desenvolvimento de projetos sócio culturais em plataformas interativas e setoriais, cruzando a arte com a saúde mental.

Coordena e assina a direção artística do grupo de teatro “Os Insênicos”, formado por usuários do serviço de saúde mental. É uma das idealizadoras e curadora do PETIZ- Festival de Arte para Infância e Juventude.

SUZANA REZENDE

Produtora e diretora de arte atua na área de cultura desde a década de 80 produzindo espetáculos de dança e música. Durante 30 anos trabalhou com publicidade e em projeto autoral de artes plásticas com exposições em Angola. Hoje, junto com o produtor e roteirista Reinofy Duarte, autor do premiado roteiro Dez Centavos/2005, do longa metragem Porfírio do Amaral: a verdade sobre o samba e das séries documentais para TV Ciclo das Artes, prepara o projeto Artdoor para oferecer arte e cultura em Salvador. Na peça 40tona Vacinada de Andréa Elia, realizam as projeções de cena e os vídeos de divulgação da peça.

ANDRÉA ELIA   

Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador, em 1986, Andréa Elia fez do Teatro a sua real tribuna. É uma empreendedora das Artes Cênicas, atuando há 30 anos como atriz, professora e diretora teatral.  Vencedora do Prêmio Braskem de Teatro, na categoria melhor atriz em 2010 pelo espetáculo “As Velhas” de Luiz Marfuz. Em 1995 foi vencedora do Concurso Melhor de 3 do Faustão, valendo um contrato com a Rede Globo. Sua atuação se consolidou fora de Salvador com o espetáculo Divinas Palavras, um grande marco nos Festivais de Curitiba, Londrina, São Paulo e Recife. Ganhou projeção internacional atuando no espetáculo Kaô, que representou a Bahia em Moscou, Espanha e Portugal em 2001. Em 2010 celebrou 30 anos de carreira com o monólogo “A Caixa Não é de Pandora” com apresentações nos Festivais de Porto Alegre e Recife.  Interpretou Maria Madalena na Paixão de Cristo por 05 anos consecutivos, sob direção de Paulo Dourado. Há vinte anos vem ministrando aulas para a formação em Teatro no Villa Campus de Educação, Colégio Helyos, Acbeu e há dez anos no Grupo LM para o desenvolvimento pessoal de seus funcionários. Desde o decreto do isolamento do Covid -19, Andrea Elia tem se projetado nas redes sociais com a personagem a “40tona na 40tena” e estado atuante nas pçroduções teatrais. Estreou ao lado do ator Edu Coutinho em maio do presente ano o espetáculo virtual “Do Outro Lado do Mar”, com direção de Márcio Meirelles com estreia nacional do texto da premiada dramaturga el salvadorenha Jorgelina Cerritos. Andréa é também terapeuta junguiana, formada em abril do presente ano pelo Instituto Junguiano da Bahia. 

  • CONTATO PARA ENTREVISTAS

                DORIS PINHEIRO – 71 98896 5016  dp.assessoriacomunicacao@gmail.com

  • PARA VER OS VIDEOS DA 40TONA NA 40TENA

 insta. @andreaelianeves @bemquecura  @cursoatoteatro e face @andreaelianeves

conexaoin

#conectadocomaanoticia 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 30/09/2021