ConexãoIn

1º Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia

O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC/Ba) junto com o Movimento Nacional dos Catadores/as de Materiais Recicláveis da Bahia – (MNCR/Ba) e apoio do Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Governo do Estado da Bahia realizarão o 1º Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia integrantes de associações, cooperativas e autônomos que atuam nas ruas e lixões, que fazem parte do FLC-Ba, nos dias 05 e 06 de maio de 2023, em Salvador – BA.

O evento tem como objetivo apresentar e discutir junto ao Governo do Estado da Bahia as demandas de ações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento e organização do trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do estado. A expectativa do encontro é contar a participação de dezenas de associações e cooperativas, além de catadores/as que ainda trabalham nas ruas e lixões. De acordo com dados do FLC-BA e do Programa Recicle Já Bahia, em relação ao perfil desses profissionais, cerca de 52,8% são homens e 49,8% são mulheres.

As atividades previstas durante o encontro, serão ancoradas pedagogicamente em termos dialógicos no formato de troca de saberes e experiências. Com oficinas e agenda que contarão com as seguintes temáticas: contextualização do cenário da cadeia produtiva da reciclagem na Bahia, visita a sede da cooperativa CAEC em Salvador e apresentação de propostas de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e organização do trabalho dos catadores/as de materiais recicláveis do estado para o Governador, Jerônimo Rodrigues.

Sobre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba. O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia – FLC-Ba é um espaço da sociedade civil organizada criado em 2001, com o propósito de discutir políticas públicas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores/as e a redução dos impactos socioambientais.

Serviço

O que: 1º Encontro Estadual dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia.
Quando: dias 05/05 das 10h às 19h e 06/05 das 8h às 12h.

Onde: Salvador-Bahia (Hotel Bahiama

POR: Rita Moraes
Publicado em 05/05/2023