ConexãoIn


Filha do jornalista da Tv Globo Tadeu Shimitd assume que é “Queer”

Valentina Schmidt, 20, filha do jornalista da Tv globo Tadeu Schimitd revelou em subscreves sociais, que se identifica com a identidade de gênero queer, ou seja, que não se identifica com padrões impostos pela sociedade e que pode transitar entre os gêneros como achar conveniente.

Em postagem pela rede social, contou que se sente orgulhosa por poder ser quem é. “Há um ano, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida. Uma decisão da qual me orgulho profundamente. Tenho orgulho de ter a liberdade para falar abertamente sobre a minha sexualidade”, começou.

“Orgulho de amar quem eu quiser, de ter uma família e amigos que me apoiam incondicionalmente, de ser uma mulher queer, orgulho de ser eu”, emendou.

Na postagem, ela recebeu o apoio e o carinho do próprio pai e da jornalista da Globo Ana Paula Araújo, que escreveu que também sentia orgulho dela.

Definição de Queer

Queer é um termo guarda-chuva da língua inglesa para minorias sexuais e de género, ou seja, que não são heterossexuais ou não são cisgénero. Originalmente significando “estranho” ou “peculiar”, queer era usado pejorativamente contra aqueles com desejos ou relações homossexuais no final do século XIX. A partir do final dos anos 80, ativistas queer, tais como os membros da Queer Nation, começaram a reconquistar a palavra como uma alternativa deliberadamente provocadora e politicamente radical aos ramos mais assimiladores da comunidade LGBT.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/06/2022