ConexãoIn


XI Festival Nossa Arte acontece até hoje, 26, em Guanambi

O XI Festival Nossa Arte, promovido pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em parceria com a Apae de Guanambi, se encerra hoje, 26.  Artistas apaeanos, vindos de 23 unidades do estado, estão reunidos de sdde a quarta-feira, 24, no Centro Universitário UNIFG para exibir suas habilidades, que contemplam as mais variadas formas de expressão cultural, tais como dança, música, artes visuais, artes literárias e teatro.

O coordenador de Artes da Feapaes-BA, Antônio Marques, conta que o festival é uma oportunidade para elevar a autoestima das pessoas com deficiência e demonstrar o seu valor enquanto artista e cidadão. “Participar de atividades culturais contribui para que adquiram mais desenvoltura corporal e para criarem novos projetos de vida. A arte ensina, ainda, que é possível realizar mudanças, ser flexível, ter fluência, originalidade, ser capaz de elaborar, avaliar, criar e aprender. A partir desta iniciativa, a sociedade pode adquirir um novo olhar sobre a pessoa com deficiência”, conta Antônio.

Os artistas foram escolhidos durante as seletivas regionais que aconteceram no mês de março, nas cidades de Camaçari, Vitória da Conquista, Barreiras, Porto Seguro e Jacobina. Para Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA, é recompensador ver a dedicação dos artistas em suas apresentações e a alegria estampada em seus rostos. “Acompanhar as seletivas já foi muito emocionante para nós. Nosso objetivo é, justamente, incentivar a prática artística entre as pessoas com deficiência e valorizar os talentos dos assistidos. É gratificante poder proporcionar um momento como esse, onde a inclusão e a arte se unem de forma tão especial”, comenta o presidente.

POR: Rita Moraes
Publicado em 26/05/2023