ConexãoIn


Voluntários do Sertão ofertam 30 mil atendimentos de saúde em Barra do Choça com apoio do Governo do Estado

 


A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, visitou nesta quarta-feira (6), o projeto Voluntários do Sertão, que está na vigésima edição, e realizará 30 mil atendimentos em diversas áreas da saúde entre os dias 4 e 8 de setembro, no município de Barra do Choça.

De acordo com o Presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, a iniciativa conta com cerca de 300 voluntários e diversas parcerias, entre elas a Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte da equipe de médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, dentre outros profissionais de Ribeirão Preto (SP) para Vitória da Conquista (BA), município vizinho a Barra do Choça. O Governo do Estado também fez a cessão de equipamentos para a instalação de um centro cirúrgico.
Os aparelhos ficarão no município mesmo depois da ação.

“Esse é um projeto belíssimo, onde profissionais doam seu tempo para fazer o bem. São ginecologistas, pediatras, odontopediatras, oftalmologistas, cirurgiões, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, motoristas, cozinheiros, administradores, dentre outros profissionais”, afirma a secretária, ao pontuar ainda que a equipe realiza procedimentos cirúrgicos e distribui medicamentos.

O Tenente Coronel Américo comentou sobre o apoio da FAB. “Eu, como comandante do primeiro grupo de transporte da tropa, fiz questão de participar dessa missão. Minha vida toda foi dentro da aviação de transporte e estar envolvido nessa missão é muito importante, não só para a FAB, mas também pra quem necessita.”

Ele também falou da satisfação pessoal de se envolver em uma ação como essa. “Conheço os Voluntários há muito tempo. É uma sensação de dever cumprido. Prover e manter recursos humanos e serviços é sempre um grande prazer.”

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/09/2023