ConexãoIn


Prefeitura de Camaçari e Condomínio Busca Vida assinam protocolo de intenção para ampliação, requalificação e modernização de escola municipal em Vila de Abrantes

 

A Prefeitura de Camaçari e o Condomínio Busca Vida acabam de celebrar a assinatura do Protocolo de Intenção para a ampliação, requalificação e modernização da Escola Municipal Rural Boa União, localizada em Vila de Abrantes, na costa do município. A parceria público-privada visa a efetivação da proposta, que trará benefícios de caráter pedagógico e estrutural para os estudantes daquela região, para além da ampliação da capacidade de atendimento, considerando que, atualmente, a unidade de ensino possui duas salas de aula e atende a 64 alunos e a perspectiva é de que, após as intervenções, passe a contar com sete salas de aula e atender a cerca de 150 estudantes. Conforme as projeções iniciais, o aumento real seria de 37 vagas, já que, além dos 64 estudantes atualmente matriculados, a unidade também acolheria os 49 alunos do Centro Educacional Marcus Ivo Bonna, unidade construída na década de 1970, localizada dentro do condomínio, sem possibilidade de reestruturações por estar em uma Área de Proteção Ambiental (APA), ou seja, com uma restrição ambiental que impede qualquer tipo de ampliação.

O prefeito Antonio Elinaldo Araújo da Silva destacou o fato dos estudantes serem os maiores beneficiados por esta iniciativa. “É de nosso total interesse estabelecer parcerias que promovam melhores condições de estudo para os nossos alunos. Vamos avançar para que a Escola Rural Boa União se torne uma estrutura modelo e um equipamento referência, acolhendo a comunidade do entorno”, destacou. A secretária de Educação, Neurilene Martins, também evidenciou os desdobramentos positivos da parceria para a comunidade de Vila de Abrantes. “Essa pactuação também dialoga com o pedagógico, pois já estão sendo colocadas propostas que estão relacionadas com a educação ambiental, o uso sustentável da água e da energia solar, entre outras práticas ecológicas, que estarão interligadas com o currículo formativo desses estudantes”, frisou.

O representante do Conselho Administrativo do Condomínio Busca Vida, o síndico Marcelo Dourado, demonstrou contentamento com as possibilidades da parceria público-privada para beneficiar a comunidade da região. “Nossa proposta surgiu do desejo de proporcionar aos estudantes um ambiente mais adequado e acolhedor para que eles possam estudar e se desenvolver. A Escola Municipal Rural Boa União tem uma área ampla, que permite a efetivação de um projeto moderno e já estamos trabalhando nisso”, revelou.

Ainda participaram do ato de assinatura do Protocolo de Intenção o subsecretário da Educação, Francisco Lima Júnior, o coordenador de Matrículas e Informações Educacionais da Seduc, Alessandro Santos, além de demais representantes do Conselho Administrativo do Condomínio Busca Vida, como o conselheiro Maurício Salem, e o subsíndico José Carlos Neves.

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/09/2023