ConexãoIn


Novo Mercado Municipal de Igrapiúna, entregue pelo Estado, vai beneficiar 100 famílias da agricultura familiar

 

O Mercado Municipal de Igrapiúna ganhou uma nova estrutura para atender os pequenos produtores da região do baixo sul. O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade neste sábado (16) para realizar a entrega oficial do novo mercado e de outras obras. O espaço conta agora com cobertura, mais 40 barracas e 22 boxes para comercialização de mariscos, carnes e produtos da agricultura familiar. 

“Igrapiúna é uma região turística, perto da praia, um município de passagem importante do Baixo Sul e precisa ter equipamentos como estes. Entregamos hoje esse mercado maravilhoso, que vai ajudar a gerar renda e emprego e, naturalmente, garantir conforto a quem vende e a quem compra”, afirmou o governador.

No local, também serão abertos restaurantes e lanchonetes. O governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), investiu aproximadamente R$ 750 mil para as melhorias no mercado, localizado no centro da cidade.

“Além de beneficiar 100 famílias da agricultura familiar, o mercado vai fortalecer as cadeias produtivas e permitir melhores condições de comercialização para consumidores e produtores do município. É um equipamento totalmente requalificado, que representa mais geração de emprego e renda para esse público produtor de alimentos de qualidade da agricultura familiar em nosso estado”, destacou Alexandre Simões, diretor da CAR.

O produtor rural do Assentamento Mata do Sossego, José Marcolino, o Zequinha da Feira, comemorou a qualidade do novo mercado. “Quando chovia, molhava muito, não tinha esse piso, os banheiros não tinham essa qualidade. A gente produz aipim, palmito, banana da terra, banana da prata, chuchu, hortaliça e traz para a equipe revender. Eu fico emocionado, porque sei que vai mudar nossa vida. Foi um avanço, e a expectativa agora é crescer”, afirmou.

Outros serviços

Ainda em Igrapiúna, o governador Jerônimo Rodrigues também entregou internet gratuita na Praça do Marco Zero, pelo projeto Conecta Bahia. Na ocasião, também foi autorizada a implantação de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Feira do Rato e Novo Horizonte. A obra, administrada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), prevê beneficiar cerca de 256 moradores. 

No loteamento Morada Cidadania, o Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), entregou a pavimentação com paralelepípedo e drenagem superficial das ruas. O investimento foi superior a R$ 1,4 milhão. 

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
POR: Rita Moraes
Publicado em 18/09/2023