ConexãoIn


Jerônimo Rodrigues destaca aquecimento da economia durante participação na festa de São João em Senhor do Bonfim

O Espaço Gonzagão, no município de Senhor do Bonfim, reuniu aproximadamente 20 mil pessoas para celebrar o São João na noite de quinta-feira, 22, conforme Polícia Militar local. O governador Jerônimo Rodrigues seguiu de Jaguarari, onde estava mais cedo, para se somar à festa na cidade do Piemonte Norte do Itapucuru, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso. 

A programação da quinta-feira contou com shows de Zé Vaqueiro, Bruno e Marrone, Ju Santana e Nino Coutinho.

“A grade está especial. Senhor do Bonfim tem um São João muito bom, que é referência no estado. Esse ano, a expectativa é de que a Bahia receba mais de 1,5 milhão de pessoas, e esses municípios com festas maiores são os grandes responsáveis por atrair este público”, afirmou o governador. 

Ele salientou ainda que, para incentivar a movimentação da economia, adiantou 50% do salário dos servidores para esta sexta (23). “Assim, as pessoas podem se preparar para receber seus convidados ou viajar”, completou Jerônimo.

Renato Carneiro retornou a Senhor do Bonfim após 20 anos, com um grupo de amigos para aproveitar o São João em uma festa de grande porte. Morador de Salvador, ele relata que nasceu em Valente e adora o São João do interior da Bahia. “Estive aqui mais jovem e gostei bastante. Esse ano, a gente veio buscando um São João maior, com atrações melhores. O friozinho daqui de Bonfim tem um atrativo diferenciado e está muito organizado”. 

O Governo do Estado investiu, entre apoios e serviços, mais de R$ 100 milhões no São João da Bahia em 2023. Mais de 280 municípios baianos foram contemplados para a realização das festas de São João e São Pedro. 

Segurança


Durante os festejos, cerca de 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) atuam para atender os municípios. Deste total, 16,8 mil são policiais militares, que atuam na capital e no interior. Mais de 700 câmeras de videomonitoramento, sendo 153 com análise dos pontos faciais, estão espalhadas em áreas estratégicas dos quatro principais pontos de evento da capital, nos municípios da Região Metropolitana de Salvador e em cidades do interior baiano.



Saúde



A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) montou um esquema especial para reforçar o atendimento de saúde nas principais cidades. Haverá reforço nos plantões do Hospital Geral do Estado (HGE) e no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), unidades que são referência no tratamento de queimados; instalação de postos para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C; e distribuição de mais de um milhão de preservativos.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/06/2023