ConexãoIn


Hospital Regional de Guanambi passa a contar com mais 30 leitos, ampliando assistência para a região

Referência para 23 municípios do sudoeste baiano, o Hospital Regional de Guanambi (HRG), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), passou a contar com mais 30 leitos de enfermaria ortopédica a partir desta sexta-feira (13). A entrega da ampliação foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Para as intervenções, o Governo da Bahia investiu R$ 1,5 milhão entre obras e equipamentos. Com a entrega, o HRG passa a funcionar com 205 leitos. Atualmente são 175 leitos, dentre os quais 20 de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 10 de UTI Neonatal.
“Hoje entregamos mais uma ampliação, nós estamos ampliando a rede em todo o estado com novos hospitais e ampliações. Posso dar como exemplo o extremo sul, onde entregaremos, até o início de dezembro, o Costa das Baleias. Nós estamos iniciando o processo de construção de novos hospitais em Jacobina, em Alagoinhas, já entregamos o Hospital em Itaberaba, o Dois de Julho, em Salvador. Agora, são mais 30 leitos para Guanambi fazendo com que a unidade chegue a 205 leitos, é uma alegria muito grande”, comemorou o governador.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explicou que, com os novos leitos, o Hospital Geral de Guanambi assegura a ampliação na assistência aos moradores da região.
“A nossa meta é seguir fortalecendo a regionalização da saúde, levar a assistência para próximo de onde o cidadão mora é essencial para uma saúde com melhor qualidade. Hoje entregamos mais 30 leitos de enfermaria ortopédica para o Hospital Regional de Guanambi ampliar seu atendimento e oferecer assistência de excelência para toda a região”, afirmou Santana.
O hospital oferta ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em urgência e emergência e internação hospitalar nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Obstétrica, Pediátrica, Centro de Parto Normal (CPN) e Traumato – Ortopédica, além de serviços de diagnostico e atendimento Ambulatorial.

No local, também funcionam a Maternidade do HRG e do Centro de Parto Normal (CPN). Inaugurados em agosto de 2022, o CPN e a maternidade já realizaram 2.521 partos, sendo 2.322 na maternidade e 199 no Centro de Parto. Com 57 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal, a  maternidade é referência para a gestação de alto risco para Guanambi e região.

Fotos: Bárbara Silveira / Saúde GovBA
POR: Rita Moraes
Publicado em 16/10/2023