ConexãoIn


Governador prestigia inauguração de novas estruturas em Escola de Agroecologia no município de Prado

Em visita ao município de Prado, situado no extremo sul baiano, neste sábado (26), o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou a inauguração das novas instalações da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB). O governador esteve acompanhado da primeira-dama, Tatiana Velloso, e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira.
De acordo com Jerônimo, o Governo do Estado, através das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Rural têm interesse de articular parcerias para estimular a formação profissional e orientação pedagógica da escola localizada em um assentamento. “Hoje é uma realização estar aqui, pois o movimento exerce tudo aquilo que acreditamos, que é matar a fome, cuidar do meio ambiente, gerar renda, e aqui nós teremos a oportunidade de trabalhar na formação popular, na formação oficial e no currículo praticado por lei”. O governador também manifestou o interesse de promover parcerias com universidades estaduais.
Completando uma década de existência, a escola tem desempenhado um papel significativo na experimentação de abordagens produtivas e métodos pedagógicos. O governador destacou a importância da iniciativa na promoção da educação, da sustentabilidade e da valorização das comunidades locais.
A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, acompanhou a visita e destacou o papel e a importância que a escola tem para a comunidade. “Essa escola é, sem dúvida, um testemunho poderoso do impacto transformador da educação. A abordagem agroecológica adotada não só fortalece o aprendizado, mas também contribui para a construção de um futuro mais sustentável para todos”.
Ao longo dos últimos dez anos, a EPAAEB tem desenvolvido uma abordagem de manejos produtivos e processos pedagógicos inovadores, refletindo seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e a formação integral das pessoas.
Acompanharam o governador durante a agenda em Prado os secretários do Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso; do Meio Ambiente, Eduardo Sodré; da Cultura, Bruno Monteiro; de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis; do Chefe de Gabinete do Governador, Adolpho Loyola e o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
Fotos: Feijão Almeida/ GOVBA
POR: Rita Moraes
Publicado em 27/08/2023