ConexãoIn


Geraldo Júnior participa do lançamento da pedra fundamental do campus Cimatec Sertão, em Conceição do Coité


Em Conceição do Coité, município na região sisaleira da Bahia, o governador em exercício Geraldo Júnior participou do lançamento da pedra fundamental do campus Senai Cimatec Sertão e do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP), nesta quinta-feira (13). O evento foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e contou com a presença da primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso, e de secretários de Estado.

Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Governo do Estado mantém parcerias com o Senai Cimatec, entre elas o desenvolvimento de projetos e plataformas, para oferecer auxílio especializado a agricultores. Para Geraldo Junior, o lançamento do campus Cimatec Sertão é de extrema relevância para alavancar a economia local e trazer benefícios para o estado. “Esse é mais um eixo de desenvolvimento para a Bahia, que além de desenvolver a economia, as atividades para este território, para esta região, com certeza vai reverberar em todo estado, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo”, destacou.

Na ocasião, Geraldo Júnior presenciou a assinatura que pactuou parceria entre a Shell Brasil e o Senai Cimatec, dando início a uma nova fase do programa BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento de Agave no Brasil), que explora o potencial da planta agave sisalana como fonte de biomassa na produção de etanol, biogás e outros produtos no sertão nordestino. O Brasil é o maior produtor de fibra de sisal do mundo, com 80 mil toneladas produzidas por ano. A vegetação sisaleira, muito explorada pelo artesanato, inclui a planta agave, que se destaca nos estudos sobre produção de energia limpa, devido ao potencial energético mais vantajoso que o da cana-de-açúcar.

Na nova etapa do programa BRAVE, as pesquisas irão explorar o desenvolvimento de tecnologias de mecanização para o plantio e a colheita e de processamento das espécies Agave Sisalana e Agave Tequilana. O programa conta ainda com a parceria de produtores de sisal, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os secretários estaduais da Casa Civil, de Desenvolvimento Rural, de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente, Afonso Florence, Osni Cardoso e Angelo Almeida, Eduardo Sodré, respectivamente, também prestigiaram o evento.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 13/04/2023