ConexãoIn


Em Santa Maria da Vitória, Jerônimo participa da entrega de 250 unidades do Minha Casa, Minha Vida

Nesta segunda-feira, 23, em Santa Maria da Vitória, na região oeste da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participaram da entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou remotamente da entrega simultânea de unidades habitacionais em Maceió – Alagoas, Aracruz – Espírito Santo, e São Vicente – São Paulo. Ainda na cidade, o governador também entregou uma Unidade Conjugada das Polícias Civil e Militar.
“Este conjunto habitacional foi autorizado há nove anos, e esse investimento público ficou parado anos, mas agora o Brasil voltou a fazer política séria. Estamos com o nosso time, fazendo o que a gente sempre fez, cuidando do povo, zelando. Hoje com entregas de habitação e segurança pública, uma delegacia e um pelotão. Volto em novembro para anunciar melhorias de pavimentação e a implantação de campo de futebol society para este condomínio. O Estado sempre vai estar nessa parceria ao garantir saneamento, esgotamento, escolas próximas e o que mais precisar”, declarou Jerônimo Rodrigues.
O valor total da obra, somando as fases 1 e 2, além da retomada da construção, foi de R$ 18,4 milhões. O conjunto habitacional conta com infraestrutura como água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. O empreendimento ainda tem creche, escola e postos de saúde e de segurança. A prefeitura de Santa Maria da Vitória vai isentar os moradores do pagamento do IPTU. O ministro Rui Costa destacou a importância da retomada do programa MCMV pelo Governo Federal. “O Novo Minha Casa Minha Vida está entre as prioridades desta gestão para levar habitação para quem precisa. Até o dia 10 de novembro está aberto o PAC Seleções, onde prefeitas e prefeitos podem inscrever propostas obras urbanas como construções de creches, escolas e unidades de saúde, por exemplo”.
O Residencial Alto do Paraíso II tem 250 unidades habitacionais construídas numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Caixa Econômica Federal. Foram contempladas mil pessoas. Dona Evanísia Santos morava de aluguel com os três netos e com genro, e ao receber as chaves da casa própria ficou grata e emocionada com um sonho que se realiza. “Fico muito feliz, agora tenho um teto, um lugarzinho e agradeço a Deus e ao governo. Vou sair do aluguel e ficar aqui com meus netos”.

Segurança Pública

A segurança dos santa-marienses foi reforçada com a inauguração da unidade conjugada das Polícias Civil e Militar. Foram investidos R$ 8 milhões na construção da unidade conjunta, que vai abrigar a sede da 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), ligada à Polícia Civil, e da 30ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Conforme o subsecretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, os investimentos na área foram planejados para contemplar toda a Bahia. “Hoje o Estado está na 40ª entrega de unidades da Secretaria da Segurança Pública, apenas esse ano. A maioria das inaugurações está no interior do estado privilegiando áreas que tinham uma carência histórica. Na capital e no interior, o Governo do Estado tem investido em uma polícia com equipamentos bons, modernos, onde tanto o seu servidor tem excelentes condições de trabalho, como a população tem um bom atendimento em momento de necessidade”, pontuou.

Infraestrutura hídrica
Na ocasião, foi dado por entregue o sistema de abastecimento de água na localidade de Assentamento Vila Nova. O equipamento foi construído pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (CERB), empresa pública ligada à Secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento.
Fotos: Joá Souza/GOVBA
POR: Rita Moraes
Publicado em 23/10/2023