ConexãoIn


A Bahia e seus encantos. Três cidades para se conhecer no interior do estafo

 

A Bahia é famosa pelas cidades que são polos turísticos como Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré, mas também existem outros municípios, não são muito conhecidos, mas que possuem diversos atrativos como praias, grutas e museus.

Localizada a 796 km a oeste de Salvador. Bom Jesus da Lapa, também chamada de “Capital Baiana da Fé”, possui um santuário que abriga pelas grutas, como as de Nossa Senhora Aparecida, santíssimo Sacramento, Sala dos Milagres e Santa Luzia. Outro ponto turístico é a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, localizada em uma das praças mais famosas da cidade. E falando em praça, há também a Praça da Fé, que tem inspiração no estilo romano, a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova, que homenageia àquele que foi um dos maiores colaboradores no que se refere ao progresso da cidade, além da Praça do Largo da Esplanada, em que é possível ter uma vista diferenciada do Santuário do Bom Jesus da Lapa. Ainda há a Barrinha, local ideal para comer as comidas típicas da região.

Saubara, município  localizado a 94 km de Salvador por via rodoviária e a menos de 20 km por via náutica situa-se no interior da Baía de Todos os Santos, próxima a foz do rio Paraguaçu e é famosa por seus encantos naturais. Possui praias incríveis, áreas de mata preservada, manguezais, falésias, cachoeiras e simpáticos vilarejos. Há a Praia do Cabuçu, que possui águas mornas e abrigadas, apropriadas para a prática de esportes náuticos, canoagem e passeios ecológicos. A praia de Bom Jesus dos Pobres também é uma ótima opção, além de possuir outro atrativo que é a Capela de Bom Jesus dos Pobres. A Praia da Bica é ótima para aqueles que adoram uma praia deserta. O destaque do local é a bica de água natural que brota do alto de uma falésia e cai na praia.

Cairu, junto com Ilhabela, é um dos dois municípios-arquipélago brasileiros, sendo formado por 26 ilhas, como a Ilha de Cairu, Ilha de Tinharé e Ilha de Boipeba. Atualmente é o terceiro destino turístico mais visitado do estado e fica localizado a 308 km de Salvador. Possui dois sítios histórico-naturais: o centro histórico da cidade de Cairu e o Sítio de Morro de São Paulo. Além de 14 monumentos isolados espalhados pelo município. Lá, você não pode deixar de conferir o Convento de Santo Antônio, o mais importante da Ordem Franciscana.

Nova Viçosa está localizada a 960 km de Salvador, o povoado possui como atrações as praias, como as da Barra, do Pontal e da Costa do Atlântico, as pequenas ilhas, como a Coroa Vermelha e da Cassumba, que estão abertas à visitação, o Centro Histórico, a velha estação ferroviária e as Igrejas de Nossa Senhora da Piedade, de São Sebastião, de São Benedito e de Nossa Senhora da Ajuda. Ainda há o Museu Ecológico Franz Krajcberg, espaço cultural e centro de preservação ecológica de propriedade do pintor, escultor e fotógrafo Frans Krajcberg.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/05/2023