ConexãoIn


Smart Group recebe certificação de sustentabilidade

 

O Smart Group, de Nova Hartz/RS, entrou para o time de mais de 90 empresas da cadeia produtiva do calçado certificadas pelo Origem Sustentável. O grupo, que iniciou suas atividades a partir da America-Asia, fabricante chinesa de laminados sintéticos, em 2012, foi certificado no nível Prata, com mais de 40% dos 104 indicadores do programa atingidos.
Ao comemorar a conquista, o coordenador de Recursos Humanos da empresa, Fábio Beer destaca que a adoção de práticas sustentáveis pela Smart Group não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também resulta em economias significativas a médio e longo prazos. Desde o ano 2022, segundo ele, o grupo vem implementando processos eficazes de gestão ambiental com vistas à redução de desperdícios de materiais e recursos naturais. Conforme relatório, entre 2022 e 2023, foram mais de 94 mil toneladas de materiais reciclados e reaproveitados, o que vai desde papel, papelão, plástico, ferro, alumínio e até mesmo produtos químicos. “Entre 2022 e 2023, avançamos 24% na reciclagem e no reaproveitamento, número que queremos seguir ampliando nos próximos anos”, projeta Beer.
Para os próximos anos, segundo Beer, a empresa quer buscar níveis mais avançados de certificação, primeiro o Ouro (mais de 60% dos indicadores alcançados) e depois o Diamante (mais de 80% dos indicadores). “Nos próximos dois anos, nossa meta é alcançar a certificação Ouro de Origem Sustentável, seguida pela certificação Diamante em quatro anos, demonstrando nosso compromisso contínuo com práticas responsáveis. Priorizaremos também parcerias com fornecedores que compartilhem nosso compromisso com a sustentabilidade, buscando aqueles que possuem a certificação do Origem Sustentável”, conta o coordenador.
Vantagens
Conforme Beer, a certificação em sustentabilidade oferece diversas vantagens para as empresas nos mercados doméstico e internacional, conferindo credibilidade, aumentando a confiança dos consumidores e a reputação da marca. “Isso pode resultar em maior demanda pelos produtos e serviços da empresa, impulsionando as vendas e a participação de mercado. Além disso, a certificação em sustentabilidade abre portas para novas oportunidades de negócios, tanto em nível nacional quanto global, ajudando a empresa a conquistar novos clientes”, conclui.
O programa
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade, contando atualmente com mais de 90 empresas certificadas ou em processo de certificação. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Mais informações no site.

POR: Rita Moraes
Publicado em 02/07/2024