ConexãoIn


Sebrae leva experiência transformadora do programa Cidade Empreendedora para a Marcha dos Prefeitos

 

Maior evento municipalista da América Latina, a XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios será realizada nesta semana, de 20 a 23 de maio, e tem o Sebrae como um dos seus principais patrocinadores. A instituição leva para a Marcha, tradicionalmente reconhecida como um grande encontro de lideranças políticas de todo o país, sua experiência como parceiro dos municípios há mais de 20 anos, que começou com um trabalho de implementação de políticas públicas, como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, evoluindo para o Cidade Empreendedora, programa focado na atuação em rede para transformação do ambiente de negócios e territórios, gerando impactos positivos na geração de emprego e renda.
“A marcha é antes de tudo um espaço de diálogo entre as esferas municipal e nacional”, enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Mais do que nunca, esse debate é necessário. Precisamos nos unir para nos prepararmos e reagirmos às mudanças climáticas que estão modificando a realidade de centenas de municípios. Sabemos que as principais políticas públicas são construídas a partir do envolvimento e da mobilização dos cidadãos que estão nos municípios”, acrescentou.

Por meio do Cidade Empreendedora, o Sebrae trabalha diversas frentes que contribuem para o desenvolvimento local, como a implementação da educação empreendedora nas escolas, o incentivo para que mais pequenos negócios participem e tenham prioridade nas compras governamentais e a instalação de Salas do Empreendedor – já são 3,2 mil apoiadas pelo Sebrae em todas as regiões do país e que realizaram, só em 2023, 13 milhões de atendimentos.
Cidade Empreendedora
O programa tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social. Organizado em 10 eixos de atuação, contempla diversas temáticas como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de Salas do Empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.
Mauricio Tedeschi, coordenador nacional do Cidade Empreendedora, explica que o programa funciona como um hub de relacionamento do Sebrae com os governos municipais. “O que a gente faz com o Cidade Empreendedora é justamente conversar, se integrar e identificar todas as opções, metodologias e produtos que o Sebrae tem como um todo que interessem àquela localidade. Nós organizamos essas ofertas e levamos para a prefeitura de forma personalizada”.
Segundo balanço realizado no fim de 2023, o Cidade Empreendedora já chegou a mais de 2.400 municípios, nas 27 unidades da federação, caminhando para o encerramento do primeiro ciclo completo de gestão municipal. O Programa Transformar Juntos do Sebrae possui a linha indutora Cidade Empreendedora, cujo desafio é estar em 100% dos municípios brasileiros com até 100 mil habitantes até 2026.
Programação
Além de um estande próprio, o Sebrae será parceiro da Receita Federal, que estará presente na Marcha dos Prefeitos com uma equipe de especialistas apresentando o trabalho realizado nos Pontos de Atendimento Virtual (PAVs).
Abertura

A sessão solene de abertura está prevista para terça-feira (21), às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara e do Senado, além de ministros e prefeitos de todo o país. Ao todo, são esperadas 2.500 pessoas na cerimônia. A expectativa é que mais de 5 mil gestores públicos compareçam aos três dias do evento.

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/05/2024