ConexãoIn


Sabin 40 anos: ecossistema integrado de saúde é guiado pelo cuidado com o paciente, a comunidade e o futuro

Janete Vaz (fundadora), Lídia Abdalla (presidente-execuitiva) e Sandra Soares Costa (fundadora) - Foto_ Acervo Sabin (1).jpg

Foto: Acervo Sabin

 

O Grupo Sabin chega aos 40 anos em 2024, consolidando sua trajetória de excelência, inovação e crescimento na saúde de norte a sul do Brasil. A rede de laboratórios de análises clínicas, que nasceu no Centro-Oeste, despontou nacionalmente, tornando-se o 3º maior player de medicina diagnóstica do Brasil, com portfólio de negócios que integra serviços de atenção primária e saúde digital. Com um faturamento de R$ 1,6 bilhão no último ano, a empresa atua em 14 estados, incluindo a Bahia, e no Distrito Federal, reforçando investimentos na eficiência e no fortalecimento da cadeia produtiva da saúde.

“Temos em nosso DNA a determinação para empreender e inovar constantemente, o que nos exige permanecermos atentos e prontos para a evolução que o mercado, o setor e nossos clientes demandam. Nos próximos 40 anos, vamos seguir oferecendo cuidados em saúde que alinhem tecnologia, inovação e humanização”, explica a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla. Com histórico de investimentos em soluções tecnológicas para aperfeiçoar cada vez mais sua entrega de valor em saúde, o Sabin é a única empresa de medicina diagnóstica de grande porte de capital fechado.

Nos últimos 10 anos, o Sabin passou por processo de expansão orgânica e inorgânica, realizando mais de 30 aquisições de empresas e sustentado pela Governança Corporativa da empresa, liderada pelas sócias-fundadoras Sandra Soares Costa e Janete Vaz, que se revezam a cada dois anos nos cargos de presidente e vice-presidente.

Os movimentos mais recentes foram as aquisições em Teresina (PI), Maranhão (MA) e Santa Catarina (SC). Além da expansão territorial que estabeleceu a marca em todas as regiões do Brasil, o Sabin se dedicou a diversificar o portfólio de serviços para além da medicina diagnóstica, incluindo a atenção primária à saúde e a própria plataforma digital para ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade. Investimentos em inovação foram estratégicos neste processo, direcionados para projetos de transformação digital, open innovation e genômica.

Investimento em genômica 

Desde 2018, o Sabin oferece serviços de genômica, área que, com auxílio de equipamentos de última geração e uso de inteligência artificial, realiza testes genéticos e painéis direcionados para a investigação de condições raras. Por meio de exames de genômica, é possível obter resultados precisos que orientam o rastreamento e tratamento de doenças, como o câncer, além de buscar possíveis causas genéticas de condições e alterações clínicas desafiadoras.

Para isso, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, que produz ciência e promove inovação em saúde por meio da genômica. “Mais do uma área em franco desenvolvimento, a genômica compõe a nossa frente estratégica de investimentos. Acreditamos no seu potencial de crescimento a partir da entrega de valor para a jornada de saúde de nossos clientes”, explica a presidente do Grupo Sabin.

A executiva comenta a visão de futuro da empresa: “O propósito do Sabin é inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Queremos estar cada vez mais presente na jornada de saúde ao longo de toda a vida”. Lídia reforça o compromisso com a evolução e a democratização da saúde, que tem inspirado seus colaboradores e stakeholders a cuidar das pessoas, das comunidades, dos negócios e do planeta: “O posicionamento ‘Saúde que evolui, cuidado que inspira’ reflete os valores e movimentos estratégicos que pautam nossa atuação empresarial e sustenta todo o ecossistema Sabin”.

Agenda ESG

Além da excelência e qualidade nos serviços de saúde, o Sabin chega aos 40 como uma empresa nacional sólida, visionária, com valores bem estabelecidos, comprometida com a agenda ESG de forma genuína e serviços que apoiam a jornada de saúde de seus clientes. Com base no pilar de governança corporativa, o Sabin é reconhecido por colocar as pessoas no centro do cuidado, pela excelência no atendimento, qualidade e precisão dos exames.

O Sabin se destaca não só pelo padrão de excelência na experiência do cliente, mas pela gestão de pessoas, com uma sólida política de inclusão e incentivo à capacitação que envolve todos os seus 7 mil colaboradores. Destaca-se, por exemplo, por ter 77% do seu quadro e 74% dos cargos de liderança exercidos por mulheres. No pilar Raça, o Sabin tem 56,8% de colaboradores negros. Já o total de pessoas autodeclaradas em pesquisas internas como público LGBTQIA+ é de mais de 12%, enquanto entre a população brasileira, 1,9% se declaram LGBTQIA+ na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, realizada pelo IBGE, em 2019.

Em 2007, o Sabin foi a primeira empresa de saúde da América Latina a ser signatária do Pacto Global e vem trabalhando em prol dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em suas operações. Para isso, já implementou medidas, como a compensação dos gases do efeito estufa, abastecimento por energia fotovoltaica nas unidades de Brasília reuso de 100% da água da sede, na capital federal, a partir da implementação de uma estação de tratamento de efluentes, evitando o despejo de quase 3 milhões de litros no meio ambiente.

Como importante pilar dessa agenda, o Sabin é mantenedor do Instituto Sabin, que há 19 anos atual nas localidades onde a empresa está presente. Nessa trajetória, o Instituto impactou positivamente a vida de mais de 1,6 milhão de pessoas e 902 organizações sociais.

Ecossistema de saúde

 

O processo de diversificação dos negócios do Grupo Sabin começou em 2012, por meio da expansão geográfica da marca a partir da aquisição de 30 empresas e posterior crescimento orgânico nessas regiões, além da ampliação de serviços de imunização e de diagnóstico por imagem. Foram mais de 10 anos construindo o que hoje compõe o ecossistema de saúde do Grupo Sabin:

Cuidando da Saúde:

 

  • Sabin Diagnóstico e Saúde | Análises clínicas, exames por imagem, vacinas, genômica, anatomia patológica e check up.
  • Rita Saúde | Plataforma integradora de serviços, como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.
  • Amparo Saúde | Serviço de atenção primária, que contribui para a gestão de saúde populacional por meio de programas, linhas de cuidados coordenados, telemedicina dentro de uma jornada híbrida (remota e presencial).

Cuidando da Comunidade:

 

  • Instituto Sabin | concentra o investimento social do Grupo Sabin com foco na melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade dessas comunidades, fomentando a inovação social.

Cuidando do Futuro:

 

  • Skyhub.bio | Hub de inovação que atua na promoção e no desenvolvimento de startups, estimulando parcerias, troca de conhecimento e a construção de modelos de negócio com base na ciência, eficiência e experiência do cliente.

SABIN em números | 40 ANOS

  • Presente em 78 cidades de 14 estados e no Distrito Federal
  • 7.000 colaboradores
  • 6,5 milhões de clientes atendidos por ano
  • 350 unidades de atendimento
  • Portfólio com mais de 7,4 mil exames laboratoriais
  • Instituto Sabin: 1,6 milhão de pessoas e 902 organizações sociais impactadas
POR: Rita Moraes
Publicado em 18/06/2024