ConexãoIn


Prefeitura do Rio e Universidade de Columbia realiza segunda edição do Programa Jovens Negociadores pelo Clima

Palácio da Cidade / Foto de divulgação

A cidade do Rio de Janeiro sedia mais uma edição do Programa Jovens Negociadores pelo Clima, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC), em parceria com Climate Hub Rio, da Universidade de Columbia, o Observatório Internacional da Juventude (OIJ) e o Instituto PerifaLab. O evento de lançamento do programa acontece, hoje, 20 de junho, no Palácio da Cidade, em Botafogo, de 9h às 12h. À frente dos painéis e apresentações da iniciativa estarão especialistas e líderes climáticos, além de autoridades como Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Lucas Padilha, Secretário Municipal da Casa Civil, Eliana Cacique, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima, Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio, e Tainá de Paula, vereadora e idealizadora do programa. Sujeito à lotação, o evento será aberto ao público mediante inscrição no formulário.

Após sucesso da primeira edição, em 2023, a iniciativa retorna ao Rio de Janeiro a fim de capacitar jovens líderes cariocas, especialmente aqueles provenientes de periferias, negros, indígenas e LGBTQIA+, como negociadores climáticos eficazes, representando as perspectivas e urgências da juventude brasileira na Agenda do Clima do Brasil e da ONU. Através de atividades práticas e teóricas, o programa desenvolverá habilidades para a participação em debates climáticos em níveis local, regional e internacional. O objetivo é equipar os jovens líderes com o conhecimento técnico, habilidades de negociação e capacidade de engajamento e persuasão necessários para defender efetivamente a Agenda do Clima do Brasil e os direitos das comunidades marginalizadas.

 

“Para nós é uma enorme satisfação dar continuidade ao Programa Jovens Negociadores pelo Clima e poder contar com as parcerias institucionais que nos dão suporte na capacitação e preparo dessa juventude ávida por transformar informação em solução”, afirma Eliana Cacique, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima.

 

O programa é destinado a jovens entre 18 e 29 anos, residentes em favelas e periferias do Rio de Janeiro, que tenham acesso à internet e tenham concluído o ensino médio na rede pública. Os candidatos devem ter disponibilidade para aulas aos sábados, das 10h às 13h, entre 20 de julho de 2024 e 30 de novembro de 2024, além de disponibilidade para encontros de monitoria ao longo do programa.

 

“Os jovens de hoje são a geração da crise climática. Por isso, temos que formar as novas lideranças para assegurar soluções efetivas. O Rio cumpre com a sua missão histórica de ser um líder ambiental ao promover uma formação que fortalece as vozes de jovens periféricos do Sul global”, afirma Thomas Trebat, Diretor do Columbia Global Center Rio.

 

A formação dos jovens contará com quase 40 horas de aula, ministradas por referências nacionais e internacionais no tema de mudanças climáticas, incluindo questões relacionadas à justiça climática e à participação de juventudes e de grupos desproporcionalmente afetados pelas mudanças do clima em espaços de tomada de decisão. Para garantir a participação na formação, os jovens receberão bolsas-auxílio durante o período. A delegação selecionada para participar de negociações internacionais terá suporte logístico para isso.

 

“Temos a responsabilidade imensa de construir políticas públicas de inclusão efetiva da juventude na centralidade do debate sobre a Agenda do Clima no Brasil e no mundo. Eu cresci em uma favela do Rio, sendo mais atingida pelas catástrofes climáticas, como esses jovens. Precisamos, agora, que nossos jovens possam falar por si o que eles esperam para suas favelas e periferias”, explica a vereadora e idealizadora do programa, Tainá de Paula.

Programação:

Mestre de Cerimônia: João Pedro Cavalcanti, Analista de Parcerias do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Jovem Negociador pelo Clima

 

9h – 10h – Credenciamento/ Café da manhã

10h – 10h10 – Abertura

  • Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

 

10h10 – 10h30 – Apresentação

  • Tainá de Paula, Vereadora do Rio de Janeiro
  • Lucas Padilha, Secretário Municipal da Casa Civil

 

10h30– 11h30 – Painel: A participação da Juventude na tomada de decisão

Painelistas:

  • Thaynara Fernandes, Assistente Programática do Centro Brasileiro de Justiça Climática e Residente dos Jovens Negociadores pelo Clima no G20
  • Gaio Jorge, Ativista Climático e Residente dos Jovens Negociadores pelo Clima no G20
  • Beatriz Triani, Pesquisadora do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas e Residente dos Jovens Negociadores pelo Clima no G20

Moderação:

  • Marcele Oliveira, Diretora Executiva do Perifalab e Jovem Negociadora pelo Clima

11h30– 12h – Encerramento

  • Thomas J Trebat, Diretor do Columbia Global Center Rio
  • Artur Sampaio, Subsecretário de Meio Ambiente e Clima da Cidade do Rio de Janeiro
  • Daniel Calarco, Presidente do Observatório Internacional da Juventude

Serviço – Lançamento da segunda edição do Programa Jovens Negociadores pelo Clima

Local: Palácio da Cidade, Rua São Clemente, 360 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

Data: 20/06/2024

Horário: 9h às 12h

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/06/2024