ConexãoIn


O amor também tem cheiro! E pode ser estimulado pela memória olfativa

 

O amor é uma emoção complexa e multifacetada que pode ser expressa de diversas formas, inclusive por meio do olfato – sabia disso? A propósito, há estudos que relatam que a memória olfativa é bem mais poderosa e evocativa do que as memórias associadas aos outros sentidos, como visão, tato e audição. Ou seja, é um estímulo sensorial mais marcante e perene!

 

Não é à toa que as flores e os perfumes estão sempre no topo da lista dos presentes mais vendidos para o Dia dos Namorados (12/6). Bem mais do que uma tradição da data, esses itens têm o poder de reforçar a conexão emocional entre casais e cultivar lembranças especiais por muitos e muitos anos, conforme destaca o Dr. Alexandre Yakushijin Kumagai, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

 

“Isso é justificado devido à memória olfativa estar intimamente ligada ao sistema límbico e ao hipocampo, que são as áreas do cérebro responsáveis pela emoção e pela memória. Normalmente, os aromas mais intensos tendem a deixar uma impressão mais duradoura, pois têm uma maior chance de evocar memórias do que outros”, explica.

 

Justamente por isso, segundo o médico, que a memória olfativa pode, sim, contribuir positivamente para o sucesso de um relacionamento amoroso e para o entrosamento entre os casais.

 

“Os aromas podem estar associados ao parceiro, desencadeando memórias de momentos felizes juntos, criando uma sensação de intimidade e conexão emocional. Essa capacidade de reconhecer e se identificar com o cheiro do parceiro, em tese, ajuda a fortalecer os laços emocionais e a intimidade no relacionamento”, observa o Dr. Alexandre.

 

Essa mesma estratégia, de acordo com o especialista, vale para os ambientes que são compartilhados pelos casais. “Velas aromáticas e aromatizadores de ambientes também podem aumentar a sensação de conforto e prazer para ambos os parceiros e, assim, contribuir e estimular para o sucesso de um relacionamento amoroso.”

 

Outra dica a quem busca cultivar esse sentimento tão especial é escolher um “cheirinho oficial”, digamos assim. Isto é, tentar manter uma fragrância para torná-la mais marcante a ambos.
‍‍‏‎
“A exposição repetida a um aroma pode fortalecer as associações entre esse cheiro e as experiências vividas. Portanto, vale, sim, o casal escolher um aroma de consenso para reforçar os laços amorosos”, finaliza o especialista.
‍‍‏‎
Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia
‍‍‏‎
Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.
‍‍‏‎
Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.
‍‍‏‎

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/06/2024