ConexãoIn


iO Design chega com móveis assinados por Lattoog, Caroline Ficker e Plataforma4

A IO Design surge evidenciando as qualidades do acrílico, sua maleabilidade e transformação ao calor, sob a assinatura de grandes nomes do design brasileiro. Unindo as expertises da Diagonale e da CBcrill (Companhia Brasileira de Acrílico), a marca nasce com as primeiras coleções assinadas pela Lattoog, Caroline Ficker e Plataforma4. “Nesta primeira coleção priorizamos a união do acrílico com o metal, mas a ideia é explorar também outros materiais, como por exemplo, a madeira”, explica a sócio fundadora da iO Design, Paola Iannelli.

Dentre os destaques que estreiam o portfólio da marca, a Luminária Acqua foi inspirada nas formas da vida marinha, como a Água Viva. “Buscamos traduzi-la para a luminária, que batizamos de Acqua, utilizando uma técnica de moldagem do acrílico com uma estrutura metálica, induzindo os materiais a se “fundirem” e se transformarem em uma peça única”, explicam os designers Leonardo Lattavo e o designer Pedro Moog.

Além dessa peça, a Lattoog também assina a mesa de centro Blow. Os designers desejavam criar algo quase” imaterial”, com aspecto de estado quase líquido ou até gasoso. Contudo, desenvolveram uma técnica de termo moldagem de chapa de acrílico, com calor e ar comprimido, que resultou em formas muito orgânicas com uso de pouco material e energia. O projeto, pela originalidade de sua execução, necessitou de quase dois anos de desenvolvimento e testes.

Já Caroline Ficker buscou explorar a sinergia da luz com o acrílico e também sua maleabilidade. “Evidenciar a natureza e suas transformações, se tornou uma de minhas premissas quando iniciei o processo criativo das peças. As paisagens do Valle do Uco foram minha grande inspiração. Vi montanhas refletidas no espelho d’água e a forma como a luz do sol ecoava através da cordilheira, em diferentes nuances de cor, que se cristalizaram na minha mente e pude então, traduzir para a coleção UCO”, explica Caroline.

Completando os lançamentos destaques da nova marca, a Plataforma4 traz aparador e mesa Âmbar, mesa de centro Magma e o biombo Matiz, em parceria com Amélia Tarozzo, reforçando a gama de mobiliários que transformam a robustez do acrílico em forma fluídas e orgânicas de design.

Sobre os designers:

LATTOOG, a síntese de dois talentos distintos – Lattavoe Moog – que unem suas perspectivas para criar móveis, itens de design industrial e arquitetônicos com um sabor carioca autêntico. Suas criações têm o mérito de aliar o racionalismo das tecnologias de ponta à intuição, poesia e subjetividade dos objetos de arte. O resultado: peças funcionais com linhas harmônicas, ora orgânicas e sinuosas, ora geométricas e rascantes.

CAROLINE FICKER: arquiteta de formação, trabalha com projetos residenciais e comerciais. O design surgiu como forma de complementar de seus projetos, desenhando mobiliários e objetos, com propostas criativas e autorais. Sua inspiração vem em grande parte da arte contemporânea e dos significados que encontramos em questões que fazem parte do cotidiano.


PLATAFORMA4: O coletivo de design feminino PLATAFORMA4 se baseia na troca de experiências e na soma de esforços que a criação conjunta possibilita. Os produtos assinados pela PLATAFORMA4 são o resultado da fusão do pensamento das designers Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite. O design acolhe infinitas possibilidades. O estúdio de design autoral, criado em 2016, se baseia na co-criação e no fazer colaborativo. Em 2021 o coletivo abriu uma loja de móveis e objetos assinados pelo estúdio, um espaço plural, conectado com o seu entorno e se tornou um hub de troca de ideias e conhecimentos que cria oportunidades para o desenvolvimento de projetos cooperativos através de parcerias.

 

iO Design

www.iodesign.com.br

Instagram: @io_design_

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 19/06/2024