ConexãoIn


Instituições lançam campanha de arrecadação de inverno para população em situação de rua

Pessoas dormindo na rua no Centro de SP nesta quinta-feira (19). — Foto: Deslange Paiva/ g1

 

Em 2023, um relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) revelou que Curitiba ocupa o 6º lugar entre as cidades brasileiras com maior porcentagem de moradores em situação de rua, totalizando cerca de 3,4 mil pessoas, equivalendo a 1,5% da população da capital paranaense.

Com a chegada do inverno, a situação se torna ainda mais crítica. Para enfrentar esse desafio, instituições têm se unido para proteger e garantir os direitos dessa população vulnerável. Entre as iniciativas, destaca-se uma campanha de doação de cobertores promovida pelo Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) e o Núcleo Periférico de Curitiba, visando oferecer um pouco de conforto e dignidade a essas pessoas durante o frio.

O presidente do INRua e Coordenador Nacional do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) pelo Paraná, Leonildo José Monteiro Filho, explica a importância da campanha: “a iniciativa auxilia a garantir dignidade e bem-estar das pessoas em situação de rua. A solidariedade da comunidade faz toda a diferença, especialmente durante os meses mais frios”.

A campanha aceita doações de cobertores, meias, cachecóis e gorros. “Se você puder contribuir, sua doação será muito bem-vinda e fará a diferença no inverno de moradores em situação de vulnerabilidade social”, convida Leonildo José Monteiro Filho.

Confira os locais e horários de arrecadação:

— Cozinha Solidária:

Endereço: Rua Engenheiro Rebouças, 933 — São Francisco.

Horário: 08h30 às 13h30.

— Núcleo Periférico:

Endereço: Rua Dr. Muricy, 270 — Centro.

Horário: 9h às 19h

Além disso, é possível fazer uma doação via PIX para a conta do INRua, utilizando o CNPJ 29.931.316/0001-89.

O Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) é uma organização da sociedade civil que atua na proteção e assessoramento da população em situação de rua. Seu objetivo é garantir os direitos fundamentais dessas pessoas, enfrentando todas as formas de violência e violação a que são cotidianamente submetidas. Para mais informações, acesse o perfil oficial do INRua no Instagram: @inruabrasil.

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/06/2024