ConexãoIn


Iluminação verde na Câmara integra ações pelo Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia

 

A Câmara dos Deputados recebeu iluminação verde do sábado, 25, até a segunda-feira, 27 pelo Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia, 24. O objetivo das ações em torno da data é contribuir para reduzir a desinformação e o estigma sobre as pessoas que vivem com o transtorno e divulgar formas de diagnóstico e tratamento adequado.
‍‍‏‎
O Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia foi estabelecido em homenagem ao médico francês Philippe Pinel, que, em 24 de maio de 1793, empossado chefe de um sanatório de homens em Paris e contrariando o entendimento daquele tempo, removeu as algemas dos pacientes que ficavam presos às paredes da instituição. O ato marcou uma nova era no tratamento psiquiátrico.
‍‍‏‎
A esquizofrenia é caracterizada pela dissociação entre o que é real e o que é imaginário por parte do indivíduo. São alucinações, que constituem alterações da percepção como “ouvir vozes”, ter visões e sensações não compartilhadas por outras pessoas, mas que para o paciente parecem reais. Essas “alucinações” podem impactar no comportamento e na rotina da pessoa, dificultando as relações e a vida social.
‍‍‏‎
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a esquizofrenia é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos no mundo. No Brasil, a estimativa é de que cerca de 1,6 milhão de brasileiros vivam com o transtorno.
Diagnóstico e tratamento
Embora as causas da esquizofrenia não sejam totalmente conhecidas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para fornecer uma vida digna ao paciente. O preconceito e o estigma, no entanto, ainda são os principais motivos que fazem com que as pessoas acometidas pelo transtorno não procurem um médico psiquiatra.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para a esquizofrenia nos 2.731 centros de atenção psicossocial (Caps), onde as pessoas são acolhidas e encaminhadas para tratamento.
‍‍‏‎
Fonte: https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa/1066325-iluminacao-verde-na-camara-integra-acoes-pelo-dia-mundial-da-pessoa-com-esquizofrenia/

POR: Rita Moraes
Publicado em 28/05/2024