ConexãoIn


Exposição gratuita Pontos de Afeto chega à Fábrica Bhering e destaca mapas afetivos do Morro da Providência bordados por mulheres

De 17 a 29 de junho, a Fábrica Bhering, na região central do Rio de Janeiro, vai receber a exposição gratuita Pontos de Afeto. A mostra apresentará para os visitantes diversos mapas afetivos – representações visuais que destacam as emoções, memórias e experiências pessoais de cada indivíduo em relação a um determinado local, do Morro da Providência. A obra foi cuidadosamente concebida por um grupo de mulheres residentes no território, sob a orientação da artista relacional e educadora Gabriele Valente.

Mulheres do Morro da Providência criam mapa afetivo através do projeto social Pontos de Afeto. Crédito: Douglas Dobby

Ao longo de dois meses de imersão, entre abril e maio deste ano, um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social descobriu a arte do bordado livre, transformando suas vivências em uma expressão visual emocionante. Através do projeto Pontos de Afeto, elas aprenderam novas habilidades e encontraram um espaço de acolhimento e expressão. O resultado desses encontros estará presente na mostra, que não exibe apenas a geografia do Morro da Providência, mas também reflete as histórias, relações e experiências das mulheres que ali vivem. Cada ponto, cada linha, conta uma narrativa única e poderosa sobre a vida na comunidade.

Gabriele Valente (de azul) e Fernando Zulu (articulador local) posam com participantes do projeto Pontos de Afeto e suas famílias no Morro da Providência. Crédito: Douglas Dobby

“Minha ideia com este projeto, além de democratizar o acesso à arte e à cultura, inclui proporcionar um espaço de empoderamento criativo, promovendo não somente um encontro coletivo, mas um encontro consigo mesma através do bordado livre e elevando a autoestima das participantes. Nossos encontros foram especiais e os mapas ficaram exatamente do jeito que elas queriam: com muita personalidade, força e resiliência,” afirma Gabriele.

                                                                       Gabi Valente, idealizadora do projeto “Pontos de Afeto”

Como parte da exposição, serão exibidos bordados individuais sobre no que cada participante se considera boa, promovendo a resiliência, o autoconhecimento e o amor-próprio. Além disso, os visitantes também terão a oportunidade de expressar seus próprios afetos em relação ao Rio de Janeiro, utilizando símbolos, cores, textos ou outros elementos que transmitam sentimentos e lembranças associadas à cidade.

Para garantir a acessibilidade, serão realizadas visitas guiadas nos dias 20 e 27 (quinta), com a presença de um profissional de Libras e um mediador especializado. Também no dia 20, Gabriele Valente vai oferecer uma oficina gratuita de bordado livre para mulheres de todas as idades, entre 10h e 12h. Para mais informações sobre as visitas guiadas e para se inscrever na oficina, basta entrar em contato pelo WhatsApp (21) 99885-7007. As vagas são limitadas.

Pontos de Afeto é um projeto contemplado no Edital de Arte-Educação  da Lei Paulo Gustavo, apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Serviço

Evento: Exposição Pontos de Afeto (gratuita)

Data: 17 a 29 de junho

Local: Fábrica Bhering – Rua Orestes, 28 – 4° andar – Santo Cristo, Rio de Janeiro

Horário: segunda a sexta – 12h às 18h / sábado – 10h às 19h

Instagram

POR: Rita Moraes
Publicado em 13/06/2024