ConexãoIn


Existe idade mínima para fazer a rinoplastia?

O otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia da face, Gabriel Bijos, explica o que é levado em conta antes da realização do procedimento

O desejo de realizar uma rinoplastia pode aparecer em diferentes fases da vida. Contudo, nem sempre é possível realizar a tão sonhada cirurgia plástica quando queremos devido à idade. Isso porque, o procedimento estético que foi realizado aos 14 anos pela filha dos apresentadores Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, Rafa Justus, só pode ser realizado quando o crescimento facial estiver completo.

 

É o que explica o otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia plástica da face, Gabriel Bijos. De acordo com o médico, é essencial esperar o rosto se desenvolver por completo, o que varia de pessoa para pessoa, mas geralmente acontece entre 15 e 16 anos. “Sendo assim, não há uma idade mínima para fazer a rinoplastia, já que cada corpo se desenvolve de maneira diferente e cada caso precisa ser avaliado individualmente. Nesse sentido, antes de realizar o procedimento, o cirurgião avalia se a estrutura crânio-maxilo-facial está estabilizada”, esclarece Gabriel.

Rinoplastia Famosos – Saiba quais celebridades fizeram | Dream

Maraisa, da dupla Maiara&Maraisa também afinou o nariz 

O especialista ressalta que não é aconselhável realizar a rinoplastia durante o período de desenvolvimento, pois pode resultar em um nariz com aspecto infantil na vida adulta. “Além disso, uma cirurgia plástica é uma decisão grande que vai impactar no futuro dessa pessoa. Então, é necessário considerar a maturidade do paciente ao tomar essa decisão. No entanto, existem exceções, como nos casos de adolescentes que sofreram acidentes ou têm dificuldades respiratórias graves devido a desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos (conhecida como carne esponjosa). Nessas situações específicas, a cirurgia pode ser necessária para melhorar a qualidade de vida e a saúde respiratória do paciente”, destaca o médico.

Clínica Derm - Lady Gaga levou o Oscar e surpreendeu com a... | Facebook

                                                Lady Gaga afinou o nariz e isso mudou a estética do seu rosto

Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia, que está entre os cinco procedimentos estéticos mais populares do mundo, esculpe o nariz e adequa seu tamanho às estruturas da face, sendo capaz de modificar a largura e curvatura do dorso nasal, o formato das narinas, assim como corrigir assimetrias e desvios.

 

O cirurgião destaca ainda a importância de seguir todos os cuidados pós-operatórios recomendados para garantir que o procedimento alcance o resultado desejado. “Os cuidados envolvem tomar os medicamentos recomendados, realizar os exames e avaliações médicas; evitar medicamentos naturais, aspirinas e alguns anti-inflamatórios, pois podem aumentar o sangramento; fazer lavagens com soro fisiológico e compressas frias, o que facilita a respiração e diminui o inchaço; e repousar por sete dias”, orienta Gabriel.

 

Gabriel Bijos

Formado e especializado pela Universidade de São Paulo (USP), Gabriel Bijos é otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia da face, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da International Federation of Face Plastic Surgery Societies. Atende em consultório no CEO Salvador Shopping (Torre Londres, sala 2812) para otorrinolaringologia e cirurgia da face e realiza os procedimentos cirúrgicos no Itaigara Memorial Hospital Dia. Mais informações através do https://www.drgabrielbijos.com.br/.

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/06/2024