ConexãoIn

Especialista do Vera Cruz Oftalmologia enumera dez dicas para cuidar da saúde ocular

 

 

 

 

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm ao menos uma deficiência visual que poderia ter sido evitada ou tratada. O dado é da International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB), órgão máximo global do setor de saúde ocular. E para despertar a conscientização, a prevenção e o tratamento para problemas que afetam a visão, foi instituído o Dia Mundial da Visão, comemorado na segunda quinta-feira do mês de outubro. O órgão estima que, se não forem adotadas mudanças com relação à saúde ocular, ao final de 2050, serão mais de 1,8 bilhão de pessoas com a visão comprometida.

Sendo assim, os cuidados com a visão precisam começar desde cedo, uma vez que a realidade atual faz com que pessoas, desde muito jovens, tenham contato com telas de celulares e computadores. “O uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode comprometer as membranas plasmáticas das células oculares, causando prejuízos para a retina e a córnea”, explica o oftalmologista do Vera Cruz Oftalmologia, Pedro Ferrari.

O especialista elenca dez dicas para que se mantenha a saúde ocular e evite danos a este órgão precioso, que pode impactar de formas diversas na qualidade de vida.

1. Faça exames de vista regulares: consulte um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para avaliar a saúde dos seus olhos e verificar a necessidade de óculos ou lentes de contato.

2. Proteja seus olhos do sol: use óculos de sol com proteção UV sempre que estiver ao ar livre para prevenir danos causados pelos raios ultravioleta.

3. Mantenha uma dieta saudável: consuma alimentos ricos em antioxidantes, como vegetais de folhas verdes e peixes ricos em ômega-3, para promover a saúde ocular.

4. Evite o tabagismo: o tabaco aumenta o risco de doenças oculares, como a degeneração macular e a catarata. Pare de fumar se for fumante.

5. Descanse seus olhos: ao trabalhar em um computador ou ler por longos períodos, faça pausas regulares para descansar os olhos e reduzir a fadiga ocular. Reduza o tempo de uso das telas ao mínimo possível. Importante ressaltar que, no caso de crianças com menos de dois anos, as telas não são recomendadas.

6. Mantenha a tela à distância: posicione o monitor do computador a uma distância de cerca de 60 cm dos olhos e ajuste a altura para que a tela fique ao nível dos olhos.

7. Use proteção adequada: use óculos de proteção ao realizar atividades que possam expor seus olhos a objetos voadores, produtos químicos ou à poeira.

8. Mantenha a higiene ocular: lave as mãos regularmente e evite coçar os olhos para prevenir infecções.

9. Mantenha a umidade: use colírios lubrificantes para manter seus olhos hidratados, especialmente em ambientes secos ou com ar-condicionado.

10. Durma o suficiente: o sono adequado é essencial para a saúde ocular. Certifique-se de descansar o suficiente todas as noites. Evite o uso de telas ao menos duas horas antes de dormir, a fim de garantir a qualidade do sono.

Cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas pela visão, por isso, é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente. Em determinadas situações, nos permite a sensação de segurança, como ao dirigir um veículo; contribui para o bom desenvolvimento infantil por desempenhar um papel crítico na evolução cognitiva e no aprendizado; permite a independência em atividades diárias; entre tantas outras funções. Por isso, preservar e prevenir problemas com a saúde dos olhos depende de atitudes simples, mas com grandes benefícios para a qualidade de vida.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 79 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase seis anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.

POR: Rita Moraes
Publicado em 15/10/2023