ConexãoIn


“Empreendedorismo” é o tema do 5º Diálogo Nacional W20 Brasil que acontecerá em Salvador no dia 13 de junho

 

No dia 13 de junho, será realizado o 5º Diálogo Nacional W20 Brasil – Edição Especial na cidade de Salvador, na Bahia. O evento – que acontecerá das 13h às 18h, conta com apoio institucional da UNIFACS e terá transmissão online – abordará a pauta dos desafios e oportunidades do empreendedorismo de mulheres, especialmente o acesso a mercado, capital e financiamento, sendo um dos eixos temáticos prioritários da agenda de trabalho do W20 Brasil em 2024. Para participar, é necessário se inscrever através do link.
Além da presença de representantes da Delegação do W20 Brasil, como Adriana Carvalho, Janaina Gama e Maria José Tonelli, dentre nomes convidados e confirmados para compor os paineis de debates, representando setores público, privado, sociedade civil e academia, estão: Ana Matos, vice-prefeita de Salvador; Anna Luísa Beserra, fundadora e CEO da SDW (Sustainable Development & Water); Bárbara Ferreira, Gerente de Comunicação Corporativa e Advocacy da Organon; Carla Crippa, VP de Relações Corporativas e Impacto Social da Ambev; Carlos Pignatari Filho, diretor de Impacto Social da Ambev; Elisângela Araújo, Secretária de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia; Elisângela Silva, fundadora da ONG Afoxé Filhos de Korin Efan; Giovanna Victer, Secretária da Fazenda de Salvador; Hellen Nzinga, fundadora da Ecociclo; Ianaira Neves, Professora da UFBA e pesquisadora (NEOP FGV e DeepLab, University College Dublin); Itala Herta, empreendedora social e fundadora da DIVER.SSA; Regina Madalozzo, economista e pesquisadora de gênero; além de representantes de empresas como Visa Foundation, ENGIE Brasil e EY, e instituições como Banco do Nordeste e Grupo Ânima.

 

De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a quantidade de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, um aumento de 30% de 2021 para 2022 e um recorde desde que o acompanhamento começou a ser feito, em 2016. O levantamento aponta ainda que as empreendedoras atuam majoritariamente no setor de serviços e representam 34,4% do universo total de proprietários de empreendimentos no país.

 

“O empreendedorismo segue sendo muitas vezes o único caminho para algumas mulheres, especialmente em países do Sul Global, pois gera renda e garante sua sobrevivência e de sua família. Apesar de um aumento no número de mulheres empreendedoras, sendo uma representatividade importante, seus negócios ainda não crescem iguais aos dos homens devido à falta de programas de formação, redes de conexão, atividades específicas para melhorar o acesso ao mercado, financiamento e capital para seus negócios”, ressalta Adriana Carvalho, Líder da Delegação W20 Brasil.

 

As discussões acontecerão em um formato de dinâmica alternando aportes de conteúdos e interação com público presente, com o objetivo de contribuir com propostas de políticas públicas que enderecem desafios e impulsionem o empreendedorismo de mulheres como catalisador de equidade, inovação e sustentabilidade.
Para a realização da agenda 2024 do W20 Brasil, o grupo conta com o patrocínio da Visa Foundation na categoria Capim Dourado, da ENGIE Brasil, EY e Organon na categoria Renda Bilro, e da Ambev na categoria Cestaria Étnica. A entidade parceira co-executora é o Instituto Rede Mulher Empreendedora.

 

 

Serviço

Data: 13 de junho

Horário: das 13h às 18h

Local: UNIFACS Campus Tancredo Neves (Av. Tancredo Neves, 2131 – Caminho das Árvores,

Salvador – BA)

O evento é gratuito e mediante inscrições.

 

 

Sobre o W20

 

O Women 20, mais conhecido pela sigla W20, é o grupo independente de engajamento do G20 focado em promover a equidade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres.

 

Foi estabelecido durante a presidência da Austrália em 2014, e o Brasil participa desde 2017. Assim como todos os outros grupos de engajamento, tem como missão principal influenciar positivamente políticas e compromissos das lideranças dos países do G20. Para saber mais, clique aqui.

POR: Rita Moraes
Publicado em 04/06/2024