ConexãoIn


Como a tecnologia vem ajudando o setor logístico a evitar sonegação fiscal e transporte clandestino

 responsável pelo deslocamento de 65% das cargas no país. E para facilitar a supervisão e o pagamento dos fretes, a tecnologia se torna cada vez mais indispensável, como o CIOT, Código Identificador da Operação de Transporte, emitido para cada contrato de frete, conferindo-lhe autenticidade perante a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Além de proporcionar um controle mais efetivo das operações de transporte, auxiliando na prevenção de práticas ilegais como sonegação fiscal e transporte clandestino, o CIOT garante que o transportador, seja ele autônomo ou vinculado a uma empresa, receba o pagamento integral pelo serviço realizado”, afirma Kássio Seefeld, CEO da TruckPag, startup de meios de pagamento focada em gestão de frota pesada.

Para o contratante, o código oferece uma gestão dos gastos e pagamentos, além de assegurar que a carga está com o transportador e que este foi devidamente remunerado.

“A obrigatoriedade do CIOT também desempenha papel no combate à concorrência desleal no setor de transporte de cargas, promovendo o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas por parte de todas as empresas envolvidas”, diz Seefeld.

A evolução tecnológica tem permitido às empresas gerir de forma mais eficaz as informações relacionadas aos seus motoristas, incluindo atribuições, licenças, tarefas, localização e percursos. Por meio de softwares de gestão especializados, é possível organizar e controlar todas as etapas das operações de transporte, otimizando processos e garantindo maior eficiência.

“A importância da emissão deste código tem a ver com a proteção do transportador, a segurança e rastreabilidade no trajeto e o fato de ser um registro de informações”, comenta Kássio. “É fundamental promover a regularização, no transporte de cargas, pois isso contribui para o bom funcionamento do setor como um todo”, finaliza o executivo.

Sobre a TruckPag:

TruckPag é uma startup de meios de pagamento focada em abastecimento de frota pesada. Unindo todas as pontas para uma gestão de frotas completa, a empresa oferece um cartão para controle dos gastos de abastecimento das frotas e gestão de manutenções, a tag de pedágio, além do TruckPag Bank, solução bancária que disponibiliza a emissão CIOT de forma gratuita e o Gestão de Despesas. Por meio da plataforma proprietária, a empresa permite que os gestores tenham visibilidade dos postos de gasolina nos trajetos, valores de combustível em cada um, além de gerar relatórios das frotas baseados em dados, entre outras funcionalidades. Fundada em 2019 em formato 100% bootstrap, a empresa é liderada por Kassio Seefeld – Fundador e CEO – e hoje totaliza mais de 100 mil transações de abastecimento por mês. Acesse o site da empresa e saiba mais.

‍‍‏‎

‍‍‏‎

POR: Rita Moraes
Publicado em 03/06/2024