ConexãoIn


Clube de corrida de Salvador vai representar a Bahia com cerca de 300 corredores na Maratona do Rio

 

 

Considerada a maior corrida de rua da América Latina, a Maratona do Rio chega a sua 22ª edição entre os dias 29 de maio e 02 de junho, com o recorde de 45 mil inscritos. Entre eles estão os 288 corredores da Runners Club, clube de corrida de Salvador que será um dos representantes da Bahia no evento. 

 

 

“A cada ano nossa comitiva só cresce. É a prova mais esperada do ano e exige uma preparação de meses, com planilhas personalizadas de acordo com o objetivo de cada pessoa, seja para percursos mais curtos ou longas distâncias. Nesta edição teremos participantes dos 5km ao desafio, que são 21km+42km, em dois dias. O esporte é para todos”, destaca o professor Chokito, diretor da Runners Club.

Mais qualidade de vida, saúde e bem estar são alguns dos principais benefícios da corrida e para a meia maratonista Aline Andrade, uma das alunas do clube que vai participar da Maratona do Rio pela segunda vez, o acompanhamento especializado é fundamental. “Saber que eu conto com uma assessoria de corrida qualificada e comprometida com a minha saúde e o meu bem estar não tem preço. Com todo o suporte que recebo diariamente, me sinto muito segura para chegar no Rio e dar o melhor de mim”, comenta.

Já o profissional de educação física e maratonista Ricardo Falcão, aluno da Runners que vai cumprir o desafio 21km+42km pela terceira vez, pontua como o esporte tem impactado sua vida há mais de 15 anos. “É um exercício muito bacana para minha resiliência, autoconhecimento, o conceito de cair e saber levantar, de me fortalecer 1% todos os dias, além de cuidar da minha qualidade de vida, saúde e bem-estar. O exercício físico e os anos de corrida e de musculação promovem tudo isso. Nessa prova estou indo em busca do meu recorde pessoal ”, afirma o atleta.

Comer bem para correr bem

Aliado à preparação física para participar da prova, está o cuidado com a alimentação durante todo o processo, que não deve ser negligenciado. “Para performar bem em corridas, especialmente em provas de longa distância, a alimentação tem um papel fundamental.  Para isso é necessário manter uma dieta balanceada  entre carboidratos, proteínas e gorduras para garantir um desempenho ideal e uma recuperação eficiente”, explica a nutricionista Inês Dourado, que também é corredora e acompanha diversos atletas.

De acordo com a profissional, há estratégias nutricionais específicas para acelerar a recuperação muscular e reduzir o risco de lesões, essenciais para uma boa performance. Além disso,  o gerenciamento do peso de forma saudável, promovendo o ganho de massa muscular magra e a redução de gordura corporal, se necessário, é extremamente importante para um corredor. 

A nutricionista recomenda ainda que o corredor procure acompanhamento nutricional pelo menos 3 a 4 meses antes da prova. Isso permite melhor adaptação às novas rotinas alimentares e realização dos ajustes necessários. “Planejar a alimentação com antecedência permite que o corredor esteja pronto para enfrentar os desafios de uma prova de corrida”, finaliza Inês.

Foto Ricardo: Fotop 

Foto Aline: Foco Radical 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 27/05/2024