ConexãoIn


Cidade de Frutal, em Minas Gerais, inicia formação de jovens e adultos para a mostra Retratos da Terra

Créditos: Exposição Retratos da Terra na cidade de São Luís–MA

 

São Paulo, maio de 2024 — Frutal, no interior de Minas Gerais, receberá entre os dias 22 e 24 de maio as oficinas de formação técnica em fotografia da 10ª edição do Retratos da Terra, projeto produzido e criado pela Elo3 que conta com patrocínio da BP Bunge nesta cidade. As aulas, ministradas por Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), contarão ainda com um fotógrafo local. Reconhecida por capacitar jovens talentos e estimular a comunidade a refletir sobre temas atuais, a iniciativa é gratuita.

 

Na cidade, o Retratos da Terra beneficiará diretamente os adolescentes na Casa da Criança Santo Antônio de Pádua. Os participantes serão incentivados a produzir imagens sobre o tema Prevenção do meio ambiente, sustentabilidade e energia renovável.

 

“O Retratos da Terra é uma proposta democrática e inclusiva que permite aos participantes, principalmente os jovens, exercerem um papel de protagonismo nas comunidades onde vivem. O projeto é profissionalizante e abre a oportunidade para uma nova carreira”, explica Soraya Galgane, idealizadora da iniciativa e diretora da Elo3.

 

No segundo semestre deste ano, toda a produção fotográfica realizada pelos estudantes será exposta em Frutal, de forma gratuita. O objetivo é ampliar cada vez mais o diálogo e a visibilidade do projeto com os moradores do município.

 

A mostra permitirá que os visitantes desfrutem de trabalhos de profissionais renomados da área, como as imagens da fotógrafa Karina Bacci e da fotógrafa local Ana Paula Borges, integradas às dos jovens, proporcionando três diferentes olhares sobre o mesmo tema. Esta inclusão não apenas enriquece a exposição, mas também desafia os jovens ao exporem com profissionais experientes. Após a exibição dos trabalhos, a organização doará câmeras fotográficas para a comunidade.

 

“A BP Bunge acredita no poder transformador da arte e da educação, e, por isso, apoia iniciativas que estimulam a reflexão sobre temas relevantes e capacitam jovens talentos. O apoio ao projeto Retratos da Terra em Frutal reflete nosso compromisso em promover o desenvolvimento cultural e educacional nas comunidades onde atuamos”, comenta Mara Pinheiro, diretora de comunicação, relações institucionais e ESG da companhia.

 

A 10ª edição do projeto Retratos da Terra, acontece este ano em cinco cidades de cinco estados brasileiros: Pindamonhangaba (SP), Jacobina (BA), Itumbiara (GO), Frutal (MG) e Dourados (MS). Desde a sua criação, percorreu mais de 53 municípios, e em 2024 convida novamente os participantes a refletirem, por meio de suas imagens, sobre os temas ambientais e culturais do País. Ao combinar estudo e prática fotográfica, a iniciativa da Elo3 estimula o senso crítico dos alunos, além de revelar novos talentos.

 

Mais informações na página oficial do projeto no Instagram

 

Sobre a Elo3

Há 20 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram ou no site.

POR: Rita Moraes
Publicado em 23/05/2024