ConexãoIn


Casa de Francisca recebe a cantora afroindígena Héloa no dia 23 de maio

Héloa 2024 (1).jpg

Artista afro mergulha nas conexões culturais de sua terra natal e de outros estados ao longo do espetáculo. Mayana Neiva e Souto MC são as convidadas da noite.

 

A cantora afroindígena Héloa canta o Nordeste em suas várias faces. Com 15 anos de carreira, apresentações em diversos festivais, centros e espaços culturais e vencedora do Prêmio Profissionais da Música (categoria MPB Nordeste), a artista se dedica às pesquisas das matrizes afro-brasileiras e indígenas. Seus registros fonográficos trazem os sons de tambores, maracás e reverência às forças sagradas dos Orixás, caboclos, encantados, o Nordeste e o Brasil profundo em suas manifestações.

 

No próximo dia 23 de maio, a artista sobe ao palco da Casa de Francisca, para uma apresentação única. Na ocasião ela recebe a atriz e cantora Mayana Neiva, que acaba de lançar o seu álbum de estreia “Tá tudo aqui dentro”, onde consolida a sua entrada no universo musical. Além de Mayana, Héloa convida Souto MC, descendente dos cariris, povo indígena que teve origem no Ceará, que tem uma jornada artística marcada pela mescla de influências, resgate cultural e um chamado à mudança social.

 

Com uma turnê que acumula mais de 30 shows, Héloa apresenta o show “ylDé” com banda completa, premiado pelo edital PROAC de circulação paulista.  O espetáculo tem a direção musical de Yuri Queiroga e direção artística da própria artista. A cantora sobe ao palco com a sua banda, formada por Yuri Queiroga, Cauê Silva, Yara Oliveira, Catarina Rossi e Allen Alencar. Os figurinos da nova turnê são assinados pela estilista goiana Naya Violeta e o cenário fica a cargo da artista visual Anne Galante.

No repertório do show, composto em maioria pela própria Héloa, um essencial perfil da artista inquieta, que mergulha em toda sua multipotencialidade, com seu canto, dança, força, sensualidade e suavidade, para rodar o mundo, colhendo elogios da crítica. “Todo Corpo”, “A Vida É”, “Realeza” (feat. Margareth Menezes), “Tambor” (feat Carlinhos Brown), “Deixa Girar” (feat Luiz Caldas e Mateus Aleluia), faixas de autoria da artista, “No Rio das Lembranças” (Zé Manoel), “Caravana” (Alceu Valença e Geraldo Azevedo) e “Meia Lua Inteira” (Carlinhos Brown), são algumas das músicas do setlist da noite.

 

Sobre o disco: “ylDé” um álbum para celebrar e dançar.  Ao som de tambores, beats e ritmos que trazem uma mistura de várias expressões rítmicas, diaspóricas e afroindígenas, o disco traz o Pop Sagrado, com a assinatura percussiva de Carlinhos Brown e participações de importantes músicos, como Lia de Itamaracá, Mateus Aleluia, Luiz Caldas, Margareth Menezes, Maestro Spock e com o grupo indígena Sabuká Kariri-Xocó. Lançado nas plataformas digitais pelo Candyall Music, selo de Brown, que assina direção musical e arranjos em parceria com o pernambucano Yuri Queiroga.

 

Serviço:

 

Local: Casa de Francisca

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé

Dia: 23 de maio (quinta-feira)

Horário: 21h30

Ingressos: https://pixelticket.com.br/eventos/20944/heloa-qui-23-05-abertura-da-casa-19h30

Informações: https://casadefrancisca.art.br/novo/programacao

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/05/2024