ConexãoIn


Aura Minerals integra a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

 

 

 

 

A Aura Minerals acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
‍‍‏‎
A adesão da mineradora ao Pacto Global, reforça o compromisso da companhia com a cultura Aura 360, que norteia as iniciativas da mineradora e planeja as ações previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõem acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir qualidade de vida às pessoas.
‍‍‏‎
Além disso, fortalece ainda mais as estratégias da companhia, que preza pelo respeito e cuidados com o meio ambiente em suas operações, adotando práticas como o reaproveitamento dos recursos hídricos, incentivo às ações de reflorestamento de árvores nativas, cujas mudas e sementes são desenvolvidas nos viveiros próprios, capacitação dos profissionais, investimentos em uso de energia renovável, entre outros.
‍‍‏‎
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite o website
‍‍‏‎
Ao integrar o Pacto Global nos comprometemos a reportar anualmente o nosso progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.
O Pacto Global da ONU no Brasil
‍‍‏‎
Criado em 2003, o Pacto Global da ONU é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.
‍‍‏‎
A Aura Minerals

 

A Aura Minerals (TSX: ORA; B3: AURA33, OTCQX: ORAAF) é uma empresa com DNA brasileiro. Focada na mineração de ouro, cobre e metais básicos nas Américas, possui operações em Honduras, México, Colômbia e Brasil. Em 2022, a Aura Minerals atingiu US$ 66,5 milhões de lucro líquido e investiu mais de US$ 100 milhões em suas atividades. Com quatro mil colaboradores diretos e terceiros, a companhia se diferencia pela visão de futuro sobre a mineração, com uma gestão horizontalizada, que descentraliza a tomada de decisão e por ter uma cultura forte e transparente. A Cultura Aura 360, que direciona o jeito de ser e fazer da empresa, pensa de forma holística sobre como o negócio impacta e beneficia cada um dos stakeholders, priorizando os colaboradores, as comunidades, o meio ambiente e a companhia.

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/05/2024