ConexãoIn



Coronavírus: idosos são grupo de risco e exigem cuidados em dobro na prevenção

A epidemia recente do novo coronavírus trouxe preocupação para pessoas de todas as idades. De maneira geral, porém, covid-19 – doença causada pelo vírus – oferece poucos riscos para alguns grupos de pessoas enquanto, para outros, ela pode ser letal.

No principal grupo de risco para o coronavírus  estão os idosos. De acordo com a enfermeira-chefe do grupo DG Sênior, Marcella dos Santos, isso acontece porque “existe um fenômeno comum no envelhecimento que se chama imunossenescência, que é a deficiência das células de defesa. Isso nos torna ficam suscetíveis às infecções oportunistas”, explica.

Por isso, é importante ficar atento principalmente aos idosos que já sofrem de alguma doença crônica , como outras  infecções respiratórias frequentes e diabetes, o que causa um enfraquecimento ainda maior da imunidade.

De acordo com um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, a letalidade progride de acordo com a faixa etária. Em pessoas com mais de 60 anos, por exemplo, a taxa de mortalidade por infecção por coronavírus é de 8%. Já em pacientes com mais de 80 anos, o índice sobe para 15%.

Para reforçar a prevenção , a profissional de saúde destaca que não existe segredo. “É comum esquecermos de manter o controle sobre outras doenças quando aparece uma epidemia como coronavírus , no entanto, se o organismo estiver forte, as chances de uma nova infecção levar o paciente à morte é muito menor”, afirma. 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 29/02/2020